Está será uma lista diversificada de filmes para expandir a consciência pelos muitos gostos que vocês (leitores) podem ter!
É preciso lembrar também o quão positivo é o estudo comparado das coisas, sejam filosofias, religiões, crenças… Por isso, às vezes é importante dar um passo avante e descobrir novos gêneros, e ainda por cima usar o entretenimento para aprendemos algo.
A canaba
(disponível no Prime Vídeo Amazon) Sinopse: Um homem vive atormentado após perder a sua filha mais nova, cujo
corpo nunca foi encontrado, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada são encontrados em uma cabana nas
montanhas. Anos depois da tragédia, ele recebe um chamado misterioso para retornar a esse local, onde ele vai receber uma lição de vida.
Capitão Fantástico
Mostra uma família diferente, vivendo na natureza, lendo apenas livros de papel (nada de eletrônicos), consumindo comidas orgânicas, aprendendo a sobrevivência na selva, num estilo de vida bem rigoroso.
Patch Adams
O humor, o contato humano, a alegria, os amigos e o amor são a cura. Nesse clássico, que se passa em 1969, Robin Williams representa o personagem conhecido como Patch. Ele descobre o seu dom de curar, ao se voluntariar por algum tempo em um sanatório, e resolve então cursar medicina.
Extraordinário
(disponível no Prime Vídeo Amazon) Sinopse: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
Divertida Mente
(disponível na Netflix) Essa animação (vencedora do Oscar) da Disney Pixar, traz lições para adultos e crianças. Mostrando como a nossa mente funciona, baseando-se na personagem Riley, de 11 anos, ensina como funciona o nosso cérebro, como reagimos aos acontecimentos, as mudanças da vida, como a tristeza é algo necessário, como se forma a nossa memória e como algumas lembranças se apagam, etc. São diversas lições em um filme para todos assistirem!
Quem somos nos
Sinopse: Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo “Alice no País das Maravilhas” enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.
O poder além da vida
Sinopse: Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.
Matrix
Uma combinação inteligentemente concebida com o efeito de estimular alucinante ação e filosofia, The Matrix é um filme que nos faz questionar nossa realidade. A premissa do filme encontra Neo (Keanu Reeves), um trabalhador de escritório de dia, hacker de computador à noite, que descobre a grande ilusão. Isto é, a realidade que sabemos que é falsa, uma realidade simulada e construída em que o gênero humano é aprisionado sem seu conhecimento.
Clube da Luta
Clube da Luta ensina seu espectador muitas coisas. A grande lição a se aprender a partir desse filme é o vazio que existe dentro do consumismo e materialismo. É também um filme que questiona o nosso apego à identidade – somos nós realmente quem acreditamos ser? O filme choca o espectador quando descobrimos que a “revolução” que tem vindo a construir-se é uma mera sátira para ensinar o personagem principal uma lição enorme sobre o atual estado da humanidade.