Mantenha Sua Vida em Ordem feng-shui

Mantenha Sua Vida em Ordem

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.

“Alguns objetos são supérfluos; outros não valem o preço que pagamos por eles. Mas nós não vemos isso claramente e consideramos as coisas como presentes gratuitos quando elas realmente nos custam muito caro. Nossa estupidez pode ser claramente provada pelo fato de que acreditamos que “comprar” se refere apenas aos objetos pelos quais pagamos em dinheiro” – Sêneca

 

No primeiro dia do desafio você teve que tomar consciência da sua rotina, veja aqui. Agora está na hora de assumir controle do seu ambiente.

 

O Ambiente caótico

casa-bagunçada mente bagunçada

Talvez isso seja similar a você, porque já foi para mim… Minha mesa estava cheia de coisas, que nem eu mesmo sabia a exata razão pela qual estava ali. O armário nem fechava as portas de tantas coisas em “precisava” guardar. Caixas fechadas com coisas que não usamos faz tempo. Seu celular tem tantos aplicativos que fica difícil se encontrar.

E quanto disso realmente usamos?

Quantas aplicativos que você tem no seu celular que não abre há mais de um mês, em seis meses, em um ano?

 

Comece e mantenha em ordem

Escolha uma área importante da sua vida para criar e manter a ordem, pode ser sua mesa de trabalho, seu quarto, seu armário ou qualquer outro que você perceba necessidade, isso pode valer também para sua vida digital, como arquivos, e-mails e aplicativos.

Enquanto você está se organizando, sem dúvida encontrará esses itens desnecessários para se livrar, isso é parte do processo.

Esses dias eu acabei por me deparar com uma série interessante na Netflix, chamado KonMari, que foca no princípio da alegria de tomar decisões sobre se os utensílios domésticos devem ficar ou ir embora. “A arrumação efetiva envolve apenas duas ações essenciais: descartar e decidir onde manter as coisas”, conforme Kondo.

Marie Kondo netflix

nota: O que eu gostei do estilo dela é o senso racional de até onde deve ir a organização, não sendo radical no descarte e apelando para estratégias simples e visuais, recomendo que você assista!

 

Colocar as coisas em ordem não é encaixotar tudo e tirar da sua vista, é realmente resolver conforme sua necessidade. É sobre saber exatamente onde as coisas estão, para que você possa achar com rapidez quando precisar delas. Trata-se de criar um sistema para que o acúmulo não se inicie novamente.

Regra de organização: Se algo não está agregando valor, é mais do que provável que esteja custando para você espaço físico e mental.

 

Estudo sobre organização

Nesse estudo realizado pelo Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, os pesquisadores monitoraram o desempenho de uma tarefa quando um indivíduo estava cercado por ambientes organizados versus desorganizados. No geral, os sujeitos foram mais produtivos, menos irritáveis ​​e distraídos no ambiente livre de desordem versus o ambiente desorganizado onde o estresse aumentou. Os pesquisadores concluíram que a desordem física em nosso ambiente pode sobrecarregar o córtex visual, competindo por atenção em nosso cérebro e interferindo em nossa capacidade de focalizar e processar informações.

 

Tome ação, coloque em Ordem

No desafio do dia 1, você pode ver o quanto a vida pode ser caótica e ter muitas atividades e distrações… Não sou eu falando, se você realmente se esforçou e fez o desafio, você mesmo notou isso.

Você não precisa de um ambiente externo bagunçado para piorar as coisas!  Crie um ambiente em ordem para promover um estado de tranquilidade.

Se ao fazer esse desafio reforçou o sentimento que você é meio que um escravo do seu aparelho celular, não se de por vencido, aproveite esse momento de consciência e vire esse jogo.

Esse estado de harmonia externa vai ajudar o seu estado mental também.

Vamos lá, seu desafio de hoje é: Escolha a área que você vai colocar em ordem. Se pergunte: É necessário? Isso me traz alegria? Qual valor isso agrega em minha vida?

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu