como vencer obstaculos

Como superar obstáculos

Você já ficou chateado porque alguma dificuldade ou obstáculo estava na sua frente e você não sabia como reagir?

Talvez você já tenha se feito uma dessas perguntas. O que fazer? Como superar-lo? Quanto tempo preciso permanecer nesse exato ponto fazendo isso? Porque é tão difícil?

Se você é um ser humano que precisa se aventurar nos desafios da vida moderna tenho certeza que sim, esse artigo é para você, porém se você já consegue dominar com facilidade todas as suas emoções e superar qualquer tipo de obstaculo esse artigo não é para você. Nesse site procuramos dividir conhecimentos para evoluirmos como pessoas melhores.

Os obstáculos que enfrentamos na vida certamente alteram nossas emoções. A única maneira de superá-los é mantendo essas emoções sob controle, mesmo sob adversidades se manter firme.

Para os Estoicos isso era Apatheia. 

Apatheia é o tipo de calma e tranquilidade que vem com a ausência de emoções, não qualquer tipo, mas as irracionais ou extremas. Os Estoicos eram pessoas que respeitavam muito as emoções humanas.

Existem alguns passos que você pode seguir para alcançar este estado, e então posso superar de maneira melhor seus obstáculos! Nesse artigo vou detalhar os passos da maneira mais direta e com linguagem simples possivel, para que não impeça ninguém de realiza-lo.

 

Passos para superar obstáculos

Passo 1: Mantenha a cabeça fria

Quando se usa a expressão “nervos de aço” ou “cabeça fria”, não se fala de alguém com extrema coragem, mas de alguém que se mantem no estado de calma e tranquilidade mesmo em situações que são urgentes e imprevisíveis.

Mas você pode dizer, “eu não quero perder minha emoções, não quero ser alguém frio”.

Esse não é o intuito, mas sim o controle e utilização racional das emoções. As vezes deixamos algumas emoções irracionais tomarem conta, de que maneira isso vai de ajudar? Vai melhorar sua condição contra o obstáculo? 

vendo-uma-janela-atraves-de-um-vidro-quebrado

Descarte as emoções que não te ajudam e mantenha a cabeça fria.

Passo 2: Controle suas emoções

“Você teria um grande império? Governar sobre você mesmo. ”- Públio Siro

Quando os EUA enviou astronautas ao espaço, eles os treinaram em uma habilidade mais do que em qualquer outra:
arte de não entrar em pânico.

Pode parecer algo simples, porém é uma habilidade sem igual, imagine você em uma pequena cabine de metal, saindo da orbita da terra a uma incrível temperatura, com um motor de combustão imenso abaixo de você que pode explodir a qualquer momento.

 

Seu desafios diários são assim? Acredito que não! Ao menos que você for um astronauta.   🙂

Muito melhorou da tecnologia daquela época do vídeo, mas o perigo ainda é iminente e os astronautas precisam governar a si mesmo para fazerem todos os procedimentos necessários mesmo sobre incrível pressão.

Voltando para o cotidiano! Aqui na Terra, quando algo dá errado, a maioria das pessoas trocam o que planejaram por um surto emocional em questão de segundos, mesmo diante de situações sem perigo real.

Nassim Taleb um escrito moderno muito aclamado afirma, “a verdadeira força reside na domesticação das emoções,  não em fingir que elas não existem”. Um conceito 100% Estoico.

Se concentre e faça o seu melhor, mantendo a razão no comando.

 

Passo 3: Praticar a objetividade

“Não deixe que a força de uma impressão, quando atinge você, te coloque no chão; basta dizer: espere um momento; deixe-me ver quem você é e o que você representa. Deixe-me colocar você em teste. ”- Epicteto

Há muito conhecimento nessa citação, Epicteto foi um dos Estoicos mais conhecidos, porque sua própria vida é uma lição de controle das emoções, ele usava linguagem clara para que todos pudessem entender e praticar e não somente os ricos e vivia o que praticava.

Nossa percepção muitas vezes mal treinada vai tentar nos enganar diante de um problema focando nas coisas que não temos controle e por isso surtamos, mas se você observar, vai ver quantos pontos realmente controlamos daquilo que esta acontecendo, ao olhar a situação por uma segunda vez você percebe o obstáculo por uma outra face, uma da qual você pode fazer algo em consideração.

 

Recuse o impulso animal da percepção imediata! Assim como um músculo para ficar forte isso precisa ser treinado! Vá em frente.

 

Passo 4: Pratique a visão objetiva

Os Estoicos tinham uma ferramenta muito poderosa a sua disposição, a Visão Objetiva. Passaram 2300 anos e essa ferramenta ainda está a disposição, e talvez possa se afirmar que ela está empoeirada, meio enferrujada, mas desejo que vocês a utilizem no seu dia a dia, eu posso garantir os resultados.

A visão objetiva é essa visão que desprezava seus elementos menos importantes (não essenciais) para “despir a lenda que os incrusta”.

Exemplos:

  • A carne assada é um animal morto.
  • Vinho é uva velha fermentadas.
  • O ultimo lançamento de tênis da Nike é um calçado para proteger os pés.

visão objetiva estoica

Podemos fazer isso por qualquer coisa que esteja no nosso caminho, vendo as coisas como elas realmente são de verdade e não como as criamos em nossas mentes.

 

Passo 5: Altere sua perspectiva

“Homem simplesmente não existe, mas sempre decide o que a existência será, o que ele se tornará no próximo momento. Pelo mesma razão, todo ser humano tem a liberdade de mudar a em qualquer instante. ”- Viktor Frankl

Se lembre a todo momento, escolhemos como vamos ver as coisas.

A percepção é algo que totalmente em nosso controle, somente nos temos o poder sobre ela e escolhemos o que entra e o que não entra.

Podemos escolher limitar ou expandir nossa perspectiva para o que nos manterá mais calmos e prontos para a tarefa. Não é omitir os fatos que existem, mas selecionar uma orientação adequada para nosso fim.

 

Passo 6: Viver no Momento Presente

“O truque para esquecer o quadro geral é olhar para tudo de perto.” – Chuck Palahniuk

Não importa se este é o pior momento para estar vivo ou melhor, se você está em um bom trabalho ou ruim. Se você tem muito ou  pouco dinheiro.

O que importa agora é agora.

viva no agora

Concentre-se nesse exato momento, no que você pode controlar agora. Não o que pode ou não estar à frente.

 

Passo 7: Procure a oportunidade

“A alma se tinge com a cor de seus pensamentos.” – Marco Aurélio

A realidade é que todas as situações, não importa quão negativas sejam, nos proporcionam um benefício positivo e exposto no qual podemos agir, precisamos para isso procurar esse beneficio.

Exemplos:

Talvez você tenha se machucado fazendo alguma atividade e esteja deitado na cama se recuperando (isso é uma porcaria). Agora você tem tempo para começar o livro ou planejar algo que você queria (Isso é ótimo).

Você tomou uma decisão estratégica errada no seu negócio (isso é uma porcaria). Como empreendedor você aprende com isso e  aumenta sua bagagem de conhecimento pára próximas decisões (Isso é ótimo).

veja através do que parece negativo! Encontre o beneficio, a oportunidade!

Existe uma outra maneira de lidar com as coisas que deram errado, ficar chateado.

Esse comportamento, lhe fornece mais opções? Você se sente melhor assim? Você é capaz de fazer algo bom nesse estado emocional?

Penso que não.

Lembre-se: Todo obstaculo trás em si um testes para que você cresça como pessoa.

 

 

 

 

# DESAFIO HEROICO

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Marco Aurélio, O Imperador Filosofo

Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius) 26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra o Império Arsácida, e

Leia Mais »
Fechar Menu