o despertar da consciência

O Despertar

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.

 

“Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregarmos bem.” – Sêneca

Talvez você já deve ter notado essa situação acontecendo com um amigo seu:

“Ele é um cara legal, mas muito ocupado… por mais que seja organizado, sempre tem mais coisas para fazer, mais itens são adicionados a sua lista de tarefas a todo momento, todas as coisas parecem ter uma prioridade imediata. Até que finalmente, os dias começam a ser preenchidos simplesmente com tarefas a serem checadas nas listas… Sendo que muitas delas nem precisavam estar ali, mas você nota como para ele é importante acabar com tudo feito no final do dia”

Você tem um amigo assim? Você conhece alguém assim?

 

O senso comum

Seu amigo está seguindo o padrão comum, a razão lógica da sociedade atual, “pessoas altamente atarefadas tem muito a contribuir com a sociedade” dizem algumas mentes.

Ele faz o que acha que deveria estar fazendo, e outras pessoas fazem o que deveriam estar fazendo. Mas qual a verdadeira intenção por trás de cada tarefa?

Calvin na escola - senso comum

As vezes seu amigo pode estar seguindo a “manada”, o senso comum, e não sabe se as tarefas realmente tem algum propósito. É preciso elevar sua consciência diante as suas atividades diárias antes de querer se tornar alguém melhor.

 

Aumento de consciência

Uma metáfora interessante sobre elevar nosso nível de consciência é quando vamos ao Nutricionista.

Quando um nutricionista começa a trabalhar com um novo cliente, a primeira coisa que o cliente faz é registrar tudo o que o ciente come em um dia ou em uma semana normal. Isso permite que o nutricionista identifique quais mudanças precisam ser feitas, mas o mais importante, obriga o cliente a ver no papel tudo o que consome.

Esse “ver no papel” tudo o que ele consome é um choque para alguém que esta adormecido, o cliente no fundo sabe que está comendo mais que deveria, mas ao ver o tamanho da lista muito acima até do esperado para ele, fica claro exatamente o quão desorganizado ele esta com sua alimentação.

Se você ainda acha que não faz sentido, veja que vários estudos confirmam que manter um diário alimentar ao longo de várias semanas ou mesmo meses é uma das formas mais seguras de se perder peso. De fato, o estudo original realizado em 2008 pelo instituto Kaiser Permanente mostrou que aqueles que mantiveram um registro – seja em papel ou digital ou mesmo fotográfico – do que comeram durante um dia inteiro perderam o dobro do peso daqueles que não comeram.

A simples consciência de tudo que você consome geralmente revela padrões chocantes.

Já falamos aqui no site da arte do diário e de seus benefícios, mas para você entender o objetivo desse artigo é preciso saber que ao escrever sobre algo você tira os pensamento da sua mente e começa a interagir com eles de maneira racional, mantendo uma certa distancia daquela visão particular sua.

 

Qual sua ocupação diária?

Nesse ponto do artigo você já deve ter percebido que esse “amigo” é você.

Não estou dizendo que você não é uma pessoa produtiva ou que você não faz sua parte, porém você sabe exatamente o que você está fazendo? Em que ordem você está fazendo isso? Quanto tempo essas tarefas levam? O que eles realizam?

Quero que você faça exatamente isso de maneira literal! Registre tudo durante o dia de hoje. Se você deseja realmente uma mudança de controle na sua vida e um novo nível de tranquilidade da alma, quero que você você faça um log diário de todas as suas atividades!

fazer log diario atividades

 

Como você perde seu tempo?

Ao fazer esse exercício você vai notar que nosso tempo é consumido de forma arrasadora por distrações! Algumas das fontes principais de distração atuais são:

  • Ler e-maill imediatamente quando eles chegam, mesmo quando não são prioritários.
  • Passar até 5 horas por dia em dispositivos móveis (parece que a TV não era um grande vilão no final das contas).
  • Vários minutos ou horas se deslocando para o trabalho de forma passiva (sem aproveitar o tempo)
  • Jogando o novo app do momento, que você leva somente algumas semanas para esquecer sua existência
  • Falando da vida de outra pessoa da forma que não contribui em nada para seu bem estar ou dela

 

Seja honesto! Não comigo, nem com seus amigos e com sua família… Mas primeiramente com você!

seja sincero com voce

 

Vamos lá! Seu desafio é criar um log de suas atividades de hoje, anote tudo. Depois reflita sobre cada uma delas.

Veja seu log de registro diário, identifique aquelas atividades em que não contribuem em nada com sua formação humana ou dos seus objetivos pessoas. Simplesmente substitua por atividades como ler, fazer um diário, refletir, pensar, caminhar, fazer a diferença em outra vida, essas vão gerar um retorno positivo pelo tempo você está investindo.

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Marco Aurélio, O Imperador Filosofo

Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius) 26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra o Império Arsácida, e

Leia Mais »
Fechar Menu