Sabedoria Antiga

Sabedoria Antiga! Porque devemos confiar nela?

Se existe algo que pode ser prejudicial nos tempos modernos é o excesso de informação! Parece que quando falamos de informação… quanto mais, melhor! certo?

Errado!

Como o excesso de informação é novidade para nossa sociedade ainda estamos descobrindo os problemas relacionados ao bombardeamento de informações no dia a dia, mas basta uma pesquisa rápida e você encontrará fontes seguras que estão de acordo com a perspectiva que desejo mostrar a vocês.

Hoje a população em geral tem acesso à informação, o que é realmente ótimo, uma grande conquista para a humanidade, mas hoje a velocidade e facilidade como criamos informação (e principalmente nem sempre confiável) trás um prejuízo enorme para a forma como vivemos no dia a dia.

E quando falamos de desenvolvimento pessoal, será que as fontes que lemos são realmente boas? Será que realmente existe algum tipo de validação prática sobre as dicas que o último best-seller está nos dando? Será que realmente os livros da sessão de autoajuda estão lá para nos fazer humanos melhores ou para seu autor lucrar com problemas comuns da sociedade moderna?

É com base nisso que vou desenvolver esse artigo! Fique comigo e aprenda a encontrar fontes seguras e validadas para o seu crescimento pessoal.

 

A sabedoria antiga é testada no tempo

O tempo não está contra nós e sim a favor! Pense nele como uma peneira que filtra o que realmente tem validade e aplicabilidade. Obras boas consagram seu autor, obras medíocres fazem seus autores serem esquecidas no tempo.

Você pode não ter lido, mas com certeza conhece algumas dessas obras…

  • Dom Quixote
  • A Divina Comédia
  • Ilíada e Odisseia
  • Admirável Mundo Novo
  • Hamlet
  • Guerra e Paz
  • Os Lusíadas

São obras que colocaram no papel algo do intimo do ser humano e outras pessoas ao lerem se sentiram conectada a obra de modo que trabalharam para elas serem divulgadas, protegidas quando foi preciso e repassadas por gerações.

Com os livros direcionadas para o desenvolvimento pessoal, o crescimento do ser humano não é diferente!

 

Sobre Coisas testadas e comprovadas

Para você entender ainda melhor retirei uma comparação sobre esse tema do site theancientwisdomproject.com

Em 2001, eu era um calouro no ensino médio e me matriculei em uma aula de “aplicativos de computador”. O objetivo do curso era ensinar aos alunos como usar o Microsoft Excel (programa de planilha eletrônica) e o Microsoft PowerPoint (um programa de apresentação). Você pensaria que até agora haveria um software mais avançado que é mais popular entre os usuários corporativos. Afinal, se existe algum ambiente em que “o mais novo é sempre melhor” seria em tecnologia de negócios, certo?

Bem, atualmente gasto 99% do tempo no meu trabalho usando esses dois programas. O Excel foi lançado no Macintosh em 1985 e no Powerpoint em 1987.

Existe um software de planilha e apresentação mais moderno e poderoso? Absolutamente. Mas você deve imediatamente mudar para o software mais recente? Absolutamente não.

Esses programas da Microsoft foram testados no tempo (pelo menos pelos padrões de tecnologia) por milhões de usuários, muitos dos quais provavelmente testaram softwares mais recentes e retornaram ao que foi testado e comprovado. Ele trabalhou para pessoas suficientes em situações suficientes para que o valor seja comprovado. O ônus da prova está no novo software.

Extrapolando essa analogia para o mundo dos conselhos, há uma chance melhor de encontrar um conselho útil e robusto na seção legada de software de aplicativos de negócios da Microsoft do que na seção de inicialização de tecnologia.

 

Conselho dados pela sabedoria antiga

Ao entender que nem sempre o que é mais novo é melhor (em termos de conselho para viver a vida, quase nunca) é mais provável que conselhos que sobrevivam ao tempo tenham melhores resultados.

Mas onde buscar essas obras?

Dificilmente você encontrará esse tipo de livro na sessão de autoajuda da livraria, estas obras estarão na sessão de livros clássicos ou filosofia.

Na sessão de autoajuda hoje em dia você encontra livros escritos por celebridades (ou seus escritores-fantasmas, você sabia disso?) dizendo que você pode fazer qualquer coisa! Desde que mantenha a atitude certa!

O que é realmente duvidoso como um conselho… Não que você não tenha a capacidade de alcançar suas metas mais ousadas, mas a capacidade de simplificação e generalização desses livros e espantosa,  talvez porque se eles colocassem as coisas da maneira mais real, mostrando os obstáculos que serão necessários superar, não venderiam tanto… porque afinal de contas a maioria tem como objetivo vender. Ops! pensei ou escrevi.

Na seção de filosofia, você encontrará escritos como do filósofos estóicos como Marco Aurélio (também foi um dos 5 bons imperadores romano) que ensina que cultivar a mentalidade correta o ajudará a viver virtuosamente em um mundo que muitas vezes parece ser feito para frustrar seus desejos pessoais.

Sentir afeição pelas pessoas, mesmo quando cometem erros, é exclusivamente humano. Você pode fazer isso, se você simplesmente reconhecer: que eles são humanos também, que eles agem por ignorância, contra a vontade deles, e que ambos estarão mortos em pouco tempo. E, acima de tudo, que eles não te machucaram de verdade. Eles não diminuíram sua capacidade de escolher. – Marco Aurélio

 

Talvez o que eu diga como autor do Crie Seu Destino não tenha muita validade para você, uma vez que você não me conhece, mas pense que as palavras de Marco Aurélio eram importantes o suficiente para pessoas ao longo da história protegerem suas obras.

 

Comparando: Sabedoria antiga VS Sabedoria moderna

Voltando a analogia do tempo como uma peneira… Um filtro para que o que é realmente bom e válido para nossas vidas. O que você considera mais válido, ler, estudar e praticar um livro que foi escrito a poucos anos (por muitas vezes, nem seu autor pratica o que fala), ou ler, estudar e praticar algo que está validado pelo tempo?

comparação sabedoria antiga

 

 

A sabedoria antiga é sem fins lucrativos

Lucrar não é errado! Eu não falei isso! antes que você venha a pensar  

O problema está quando os autores colocam mais o foco no lucro que no conselho que estão dando. A compra de um livro de autoajuda ruim pode ser muito mais prejudicial que parece, não é somente o dinheiro que você está perdendo… É um caminho errado que você pode estar tomando.

Existe um risco significativamente maior em seguir os conselhos daqueles cujo modelo de negócio é vender conselhos do que extrapolar conselhos de fontes que ganham dinheiro por outros meios.

 

A frase acima pode parecer meio confusa inicialmente, mas é isso mesmo, reflita o quão danoso por ser confiar cegamente na palavra de quem vive exatamente para fazer seus conselhos parecem serem bonitos e fáceis de colocar em prática.

Se alguém está vendendo conselhos como fonte principal de dinheiro, suspeite do conselho. 

Se alguém está vendendo conselhos como um efeito secundário do seu produto principal, certifique-se de que o produto principal é bom, pesquise e sinta-se à vontade para assumir um risco.

 

Sabedoria antiga abraça complexidade

Se você for como eu e busca o “desenvolvimento pessoal” como meta, já deve ter percebido que os GURUS dessa área tendem a ser excessivamente coerentes. Normalmente eles passam a “sua mensagem” em um único livro ou até poucos capítulos se fosse necessário. De maneira geral eles mantem sua mensagem coerente e procuram evitar qualquer evidencia que poderia gerar uma dúvida sobre sua teoria.

Isso acontece principalmente porque normalmente os gurus de autoajuda criam tudo sozinhos! Toda a complexidade é resolvida é uma única mente.

E sim, é prazeroso ler um livro assim! Onde tudo se resolve aplicando a Fórmula que autor ensina no livro, nossos cérebros realmente não gostam de ambiguidade, de ter várias possibilidades, de ter que lidar com todas elas, então tomamos atalhos e confiamos em narrativas fáceis de digerir.  🙂

A maneira mais fácil de tornar isso realidade no seu best-seller é simplificando a realidade!  

filtrar a realidade complexa
filtrar a realidade complexa

 

Em um livro onde o tema é a virtude de trabalhar duro para alcançar o sucesso, o fator “sorte” pode ser encoberto, não que trabalhar duro não seja necessário, mas há outros fatores no meio dessa jornada, porém cobrir esses pontos não deixaria o livro “fácil de ler”.

Se você é uma pessoa que busca o uso da razão e já leu vários títulos dessa categoria (assim como eu) sabe que realmente não é realista esperar que uma única pessoa desafie seu próprio trabalho com rigor e consistência.

O principal problema da legião de fãs que segue um determinado GURU não é a falta de inteligência sobre as melhores decisões. Nós somos pessoas que buscamos a sabedoria, mas as vezes ao seguir um autor de forma apaixonada procuramos não ver as contradições, mesmo com outros autores reconhecidos no mercado fazendo outras afirmações, não fazemos esforço necessário para realizar uma síntese de seu trabalho.

O resultado final é que as pessoas se prendem à mensagem de um guru favorito  porque “faz sentido” e ignora informações contraditórias de outras fontes.

 

Mas como a sabedoria antiga lida com isso?

Nenhuma das sabedorias antigas sintetizou perfeitamente a experiência com sua parte teórica, mas os resultados imperfeitos devem ser um sinal de que muitas pessoas inteligentes pensaram muito sobre essas ideias e elas deveriam ser levadas a sério.

A sabedoria antiga não ser perfeitamente consistente, como uma receita de bolo: Siga esses 10 passos e consiga a liberdade que sempre sonhou. Mas ela tentou através de várias mentes resolver seus pontos de vista conflitantes.

Como resultado desse trabalho temos um discurso inteligente e sabedoria útil.

 

Como saber se o que estou lendo é útil?

Se você puder ler um livro de  autoajuda em algumas horas, entender e resumir facilmente a mensagem, provavelmente não é muito bom ou útil.

Em vez disso, procure fontes de sabedoria que reconheçam suas próprias contradições e que tentem resolvê-las.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu