Academia de Atenas na Grécia

Rotina Estoica

Inspirado no artigo sobre Exercícios Estoicos que representa formas de um estudante Estoico colocar em prática no dia a dia o os ensinamentos dos ancestrais greco-romanos, e na leitura do site How to Think Like a Roman Emperor   formulei uma forma simples de iniciar a pratica Estoica!

Você começará com 3 atividades focos iniciais, prática estoica pela manhã,  durante o dia e a noite.

Prática Estoica pela manhã

pratica estoica na alvorada
Pratica estoica pela ao amanhecer

 

Após você acordar, sente-se em algum lugar quieto, relaxado e com boa postura. Feche os olhos e comece contemplando na sua mente, o sol nascente e a sensação da alvorada pela manhã, pense no espaço-tempo e o seu lugar no meio de todas as coisas.

Medite sobre a frase de Epicteto: “Algumas coisas estão sob nosso controle e outras não”, ou escolha outra máxima estoica relevante.

Prepare-se para o dia seguinte imaginando as coisas que poderiam dar errado, vendo-as com indiferença estoica dos acontecimentos externos, prepara-se com antecedência para responder com sabedoria e tranquilidade de espírito a cada desafio.

Obs: Recomendo que você comece a acordar um pouco mais cedo do costume, para ter realmente um tempo reservado a essa prática, 10 minutos são suficientes para começar.

 

Prática Estoica ao longo do dia

Pratique continuamente a atenção plena (prosoche) de seus pensamentos e ações. Foque em particular, a distinção entre o que depende de você e o que não depende.

Evite fazer juízos de valor sobre eventos externos sendo bons ou ruins, úteis ou prejudiciais. Reclamando sobre tais coisas para si ou para os outros.

Quando tais pensamentos ocorrem apenas dê um passo para trás e retenha seu consentimento deles dizendo a eles:

“Não é eventos que nos perturbam, mas nossos julgamentos sobre eles ”

 

Prática Estoica pela noite

Antes de dormir, reserve um tempo para rever mentalmente o seu dia. Fale consigo como um amigo,  gentilmente porém avalie as suas ações cuidadosamente, você pode usar essas perguntas como base:

O que você fez bem?

O que você fez mal?

O que você poderia fazer melhor da próxima vez? Você perdeu alguma oportunidade de exercer virtude ou força de caráter?

meditação estoica a noite (1)

Talvez essa seja uma das melhores e mais simples atividades, porém não fácil, ser sincero consigo mesmo nem sempre é uma tarefa comum, refletir sobre sua experiência é um ciclo de aprendizado. O que você aprende hoje revendo seu dia irá ajudá-lo a se preparar para o dia seguinte!

 

 

Tenho um convite para você, se junte a nossa liga!  😉

# DESAFIO HEROICO

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Marco Aurélio, O Imperador Filosofo

Marco Aurélio (em latim Marcus Aurelius) 26 de abril de 121 — 17 de março de 180), foi imperador romano desde 161 até sua morte. Seu reinado foi marcado por guerras na parte oriental do Império Romano contra o Império Arsácida, e

Leia Mais »
Fechar Menu