diario estoico

O Diário Estoico – A meditação escrita

A meditação escrita (Diário Estoico) é uma forma antiga e pouco praticada nos dias atuais que tem o poder de esclarecer sua mente e amentar sua sabedoria para o dia a dia através de um espaço para um reflexão silenciosa, mantendo o registro dos seus pensamento a longo prazo.

Como se define um Diário Estoico

O hábito de escrever em forma de meditação para os estoicos era chamado de hypomnemata. Mas seu nome original pouco importa comparado com o poder que tem essa prática para o estudante estoico. Vários filósofos antigos e pensadores modernos usaram essa prática durante seculos, mas esse artigo não é sobre a história e comprovação da eficacia do diário (ficará para um futuro próximo) então vamos direto para a prática e seus benefícios.

Assim como você não sou um mestre e sim um estudante que vem praticando aos poucos a filosofia Estoica no meu dia a dia. Umas das formas que encontrei em meus estudos foi a pratica da Meditação Escrita ou Diário Estoico. Essa prática visa que o estudante coloque no seu diário os seus aprendizados do dia, meditando sobre a relação prática da sua vida com o que vem aprendo através das ideias modelo do estoicismo.

Então fica claro que não é somente um mero resumo do que aprendeu… Sim, a sua visão particular de como isso reflete na sua vida diária, da ideia colocada em prática e de com melhorar através de sua falhas.

 

Não é simplesmente um diário, é uma prática diária da filosofia

Aqui exponho como eu tenho feito essa prática e pode servir de modelo para que você comece também.

Parte 1 – Manhã, ao iniciar o dia.

De manhã eu não escrevo, mas sim pratico uma forma de premeditação conforme vimos no artigo sobre exercícios estoicos,  desta forma que me preparo para o dia: Planejo o dia, o que desejo fazer, no que desejo Agir, depois disso eu medito sobre as duas seguintes citações que falam sobre o que não controlamos.

“Os sábios começarão cada dia com o pensamento, ‘A fortuna não nos dá nada que podemos realmente possuir. ‘ ” – Sêneca

“Quando você acordar de manhã, diga a si mesmo: As pessoas com quem vou lidar hoje serão intrometidas, ingratas, arrogantes, desonestas, ciumentas e grosseiras. Eles são assim porque não sabem separar o bem do mal. ” – Marco Aurélio

 

Com essa mentalidade eu sigo meu dia, mas como um estudante e não sendo um sábio, falho muitas vezes… Porém creio que avanço todo dia, um passo por vez.

Parte 2 – Noite, ao fechar o dia.

No final do dia entra a pratica escrita, o Diário Estoico. Ele pode ser feito em um documento eletrônico como o Word ou Documento do Google Drive ou em um caderno de papel.

Cada um tem sua preferência, penso que escrever no papel tem maior capacidade meditativa em nós humanos. Pelo menos para mim funciona melhor, sendo que testei as duas versões acima.

Como o estoicismo não é só de pensar, é sobre ação! No final do dia revejo meus pensamentos e minhas ações do dia, me lembro da sabedoria que aprendi de algum mestre que está presente na minha vida ou através de leitura de clássicos. Relembro das minhas próprias experiências durante o dia e examino cada uma, me preparando também para os próximos passos.

“Eu examino o meu dia inteiro e volto ao que eu tenho feito e dito, não escondendo nada de mim mesmo, passando nada.” – Sêneca

Você pode se perguntar coisas como:

Eu segui meu planos para esse dia?

Eu estava preparado o suficiente?

O que poderia ter feito melhor?

O que eu aprendi que vai me ajudar amanhã?

 

O beneficio do Diário Estoico

Costumo lembrar a mim mesmo e escrevo novamente aqui, Estoicismo é prática.

meditação escrita benefícios

Não é suficiente simplesmente ler as lições de Marco Aurélio, Sêneca e Epicteto uma única vez, em vez disso é preciso praticá-las várias vezes no seu dia à dia, fazendo com que as lições voltem em sua mente. Escrever um diário desse certo modo é fazer essas lições percorrem novamente sua mente e fazer elas fluírem através da sua escrita.

 

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu