LOADING

Ressignificação – Mude seu Mundo Interior Mude Sua vida

by Rodrigo fevereiro 25, 2017
ressignificar nosso mundo

Se você deseja transformar aprender uma técnica para mudar o significado de um acontecimento negativo para acontecimento positivo e satisfatório, um acontecimento que antes incomodava você, mas gora passará a encará-lo com equilíbrio emocional e sem frustração, continue lendo esse artigo!

Como criamos nosso mundo interior

Nosso cérebro interpreta e significa cada ação que acontece em nossa vida, e esse significado é único para cada pessoa, por exemplo:

Para Ana que é corredora profissional e mantem uma dieta baseada em alimentos saudáveis, comendo todos os dias somente que o que deixa seu corpo energizado e preparado para o desafio da maratona que ela vai competir daqui há 1 semana…
Comer um prato somente de salada com frango é bom e faz parte da sua vida.

Para Beatriz que trabalha no mundo corporativo como advogada e nesse momento ela responsável por um grande processo que vai garantir um bom faturamento para sua empresa, ela esta trabalhando duro nesse caso e anda fazendo várias horas extras, por isso ultimamente ela anda mais estressada que o normal, dormindo pouco e não visita a academia faz 2 semana e também pela falta de tempo anda se alimentando de muitos biscoitos, doces e congelados…
Comer um prato somente de salada com frango não esta nos seus planos, na hora do almoço Beatriz quer sair para tirar seu estresse e quer comer um bom prato de massa italiano e de sobremesa aquela torta de limão predileta.

ressignificar acontecimentos salada

 

Para Ana o prato “salada com frango” significa estar preparada para seu desafio, para Beatriz o o prato “salada com frango” não vai tirar seu estresse, ela precisa aliviar isso em alimentos mais pesados, que deixam ela com a sensação de satisfeita, Beatriz significou que ela precisa retirar um pouco daquela carga do estresse com o almoço, uma das poucas horas disponíveis que ela pode relaxar, uma vez que tem isso como verdade, seu mundo interior vai se refletir nas escolher que ela fará nos próximos almoços.

Não a certo ou errado em nossa analise, são somente duas percepções diferentes do mesmo acontecimento, cada pessoas significa de modo único.

Nessa história eu quis te ajudar a entender o significado único de cada acontecimento para uma pessoa, por isso um pressuposto da PNL é o “O mapa não é o território”, o que você vê e sente não é necessariamente o que a outra pessoas também vê e sente, cada um interpreta o mundo de uma maneira diferente, cada pessoa tem um Modelo de Mundo único.

 

 

Como ressignificar acontecimentos para termos mais sucesso e satisfação

Se interpretamos um evento como negativo, que esta ferindo nossos valores, dificilmente vamos ter sucesso nele, por exemplo, se eu briguei com minha namorada, e fico pensando naquele evento, fico pensando como ela gritou comigo, como falou coisas injustas e se comportou de maneira totalmente inesperada. Se eu ficar repetindo isso em minha cabeça, estou criando um interpretação do evento de uma maneira muito negativa para meu relacionamento, estou criando um significado único dessa briga em minha cabeça.

O maior problema nessa situação é que esse significado não vai me ajudar em nada, é esse o ponto.

Nesse momento entra em ação a ferramenta que você vai aprender, a ressignificação ou reframe.

Ressignificar, na prática, é a capacidade que você tem de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas.

Ressignificar é perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças, que já estava em nosso mundo interior.

 

Quando você usa essa técnica você mudará o significado de um acontecimento negativo para acontecimento positivo e satisfatório, quando o acontecimento incomodava você, passará a encará-lo com equilíbrio emocional e sem frustração. Mudando o evento, você também muda a sua maneira de agir.

ressignificar nosso mundo

O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado e, então, podemos aprender a pensar e sentir de outro modo sobre os fatos da vida, ver novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração.

 

Porque simplesmente esquecer não deu certo para você?

Talvez você esteja pensando, eu já tentai algo assim… Você tem um acontecimento ruim em sua vida e tenta simplesmente esquecer ele…Deixar ele de lado e viver sua vida normalmente.

Ressignificação esquecer problemaMas derrepente um problema acontece, uma situação de estresse e faz você voltar a lembrar daquela situação, pior ainda quando você revive todo o acontecimento novamente em sua cabeça, todo aquele sentimento ruim volta, aquele desconforto.

 

Isso acontece porque você tentou apagar essa memoria, e isso é muito, muito mais difícil do que ressignificar um acontecimento.

Na Ressignificação você não eliminada aquele acontecimento, você simplesmente muda ele, molda ele para ele ser útil para você, ou simplesmente tornar ele não pequeno e irrelevante que ele não te incomoda mais.

Quando a vida lhe dá um limão – faça uma limonada

É isso que essa técnica vai fazer por você, então vamos a pratica.

 

 

Como ressignificar

Na ressignificação você vai escolher um evento com significado para você, quando as coisas saem erradas, você procura pelo que é bom na situação e dá a isso a maior atenção. Em vez que você ser a vitima, você será quem escolhe o que ele representa para você.

como ressignificar

 

Alguns exemplos retirados do Golfinho:

1. Você está preso num engarrafamento e vai se atrasar para um compromisso. Como você pode usar a situação ao invés de irritar-se e se aborrecer? Relaxe e ouça o rádio. Planeje como irá recuperar o tempo perdido ao longo do dia. Ensaie mentalmente para um evento futuro. Desfrute da ociosidade forçada estudando os maneirismos dos outros motoristas, olhando de fato em volta, ou olhando as nuvens no céu.

2. O seu melhor amigo ia sair de férias junto com você e, no final, decidiu não ir. Que tal surpreender outro amigo, convidando-o para ir com você. Ou decidir que ir sozinho é a oportunidade de transformar suas férias numa aventura. Ou usá-la como uma oportunidade de desenvolver o seu mais importante relacionamento – a sua relação com você mesmo.

3. Você planejou passar o dia no campo e está chovendo. Como você pode usar a situação em vez de se lamentar que a natureza ou Deus nunca lhe dá uma folga? Procure coisas para fazer em casa para as quais você normalmente não teria tempo. Como relaxar, fazer alguns consertos, telefonar para os amigos que você não vê há muito tempo – ou por o sono em dia.

4. Um relacionamento muito pessoal terminou. Você poderia sentir pena de você mesmo ou ficar zangado com a outra pessoa. Ou pode decidir usar o tempo até começar um próximo relacionamento, como uma oportunidade para um começo completamente novo – usando a liberdade para uma remodelação pessoal. Fique saudável. Perca peso. Dedique-se a um esporte e/ou a um hobby. Dê uma atenção extra a sua carreira.

 

Então vamos lá! Ressignifique agora mesmo um evento negativo em sua vida!

Deixe seu comentário abaixo. Teve alguma dificuldade em alguma questão?

Vamos conversar!

 

 

 

 

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO!
Guia da PNL

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *