estoicos sem emocao

Os Estoicos eram pessoas sem emoção?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que leem sobre os Estoicos, isso porque esses filósofos  buscavam o controle sobre suas emoções.

Então, eram os Estoicos pessoas sem emoção?

Não!

Os antigos Estóicos tinham um sistema de classificação específico para paixões saudáveis ​​(eupatheiai), ao qual se opunham às paixões excessivas, insalubres e irracionais.

Eles procuraram eliminar as respostas emocionais aos eventos externos que estão além do controle da pessoa. Para os estoicos, era a resposta racional ideal para um indivíduo, porque não podemos controlar os acontecimentos originários da vontade dos outros ou pela Natureza, só podemos controlar a nossa própria vontade. Isto não implica a perda de todo o sentimento ou cortar suas relações com o mundo.

Eles também reconhecem o lugar das paixões naturais e involuntárias (propatheiai).

A ética Estóica é, na verdade, baseada no conceito de afeição natural ou amor (philostorgia) para o resto da humanidade. Os textos Estóicos sobreviventes mencionam uma grande variedade de emoções saudáveis, com muita frequência.

Os Estóicos também repudiam explicitamente a afirmação de que eles são “homens de ferro” ou têm “corações de ferro”… Então isso é definitivamente um equívoco.

 

 

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

Exercícios Estoicos

Esse artigo tem o objetivo de ajudar você a conhecer e praticar os principais exercícios Estoicos que temos conhecimento. Como estudante Estoico eu procuro colocar

Leia Mais »
Fechar Menu