estoicos sem emocao

Os Estoicos eram pessoas sem emoção?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas que leem sobre os Estoicos, isso porque esses filósofos  buscavam o controle sobre suas emoções.

Então, eram os Estoicos pessoas sem emoção?

Não!

Os antigos Estóicos tinham um sistema de classificação específico para paixões saudáveis ​​(eupatheiai), ao qual se opunham às paixões excessivas, insalubres e irracionais.

Eles procuraram eliminar as respostas emocionais aos eventos externos que estão além do controle da pessoa. Para os estoicos, era a resposta racional ideal para um indivíduo, porque não podemos controlar os acontecimentos originários da vontade dos outros ou pela Natureza, só podemos controlar a nossa própria vontade. Isto não implica a perda de todo o sentimento ou cortar suas relações com o mundo.

Eles também reconhecem o lugar das paixões naturais e involuntárias (propatheiai).

A ética Estóica é, na verdade, baseada no conceito de afeição natural ou amor (philostorgia) para o resto da humanidade. Os textos Estóicos sobreviventes mencionam uma grande variedade de emoções saudáveis, com muita frequência.

Os Estóicos também repudiam explicitamente a afirmação de que eles são “homens de ferro” ou têm “corações de ferro”… Então isso é definitivamente um equívoco.

 

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu