LOADING

O que é PNL?

by Rodrigo março 22, 2017
o que é pnl 1080

Você quer conhecer uma tecnologia do sucesso?

Algo que facilite você conquistar todas as metas em sua vida?

Um conjunto de estratégias de sucesso pessoal e profissional revolucionário, porém pouco difundido na sociedade em geral?

Se você deseja isso, então você precisa saber o que é a PNL!

Uma definição única do que é PNL é muito desafiante porque ela é ampla e pode ser usado em muitas situações diferentes… De forma resumida usando a definição de Richard Bandler, um dos criadores da PNL  “A Programação Neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro”.

A PNL é um manual da sua mente que você nunca teve acesso até hoje, um manual que seus pais não lhe contaram que existia (porque provavelmente não tiveram acesso a esse tipo de conhecimento), um manual que a escola não te ensinou a usar e que provavelmente nem sua faculdade tenha ensinado!

A principal tarefa da PNL (Programação Neurolinguística) no meu ponto de vista é fornecer uma forma de utilizar nossa mente da melhor maneira para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível criar um caminho de excelência em qualquer campo de interesse que você possui.

 

O que é PNL  – Um manual da sua mente

A PNL também pode ser definida como “O estudo da experiência subjetiva humana”, o que é realmente amplo se parar para analisar, como ela realmente é na verdade, ampla, mas para você entender melhor, pense na PNL como o manual de instrução do funcionamento da mente humana.

Nosso cérebro usa os 5 sentidos para captar informações (visão, olfato, paladar, tato, audição) ele estrutura essas informações de certa maneira, assim como os processos internos também de certa maneira, a partir disso se produz padrões de pensamentos, padrões emocionais, comportamentais e de comunicação, esses padrões se manifestam de maneira consciente ou inconsciente em nosso dia a dia.

Exemplo:

Eu digo para você pensar no seu lanche favorito, e talvez isso dispare imediatamente uma imagem em sua mente, talvez algo relacionado a alguma marca, das cores que o lanche possui…  Ao imaginar você comendo ele igualmente como da ultima vez, você pode até agora sentir a textura, o gosto de cada ingrediente, a sensação da temperatura ideal, a composição toda do lanche em sua boca… E talvez ao lembrar desse lanche você perceba como sua boca pode estar agora salivando.

Isso acontece porque as palavras ativam processos cognitivos e ao serem processadas buscarão significados, esses significados têm referências de como é sentir, ouvir ou ver tal coisa. Esse sentimento gerado ao buscar essa lembrança que reflete diretamente na sua neurologia e sua fisiologia, como o salivar nesse caso.

Nossa mente é realmente poderosa! E se eu colocasse esse lanche na sua frente nesse momento, muito dificilmente você iria negar experimentá-lo.

“PNL ou programação Neurolinguística é a prática de compreender como as pessoas organizam seus pensamentos, sentimentos, linguagem e comportamento para reproduzir melhores resultados.”

A grande importância de possuir esse manual da sua mente é que você pode e deve interferir nesses registros que sua mente cria, criando assim novas respostas e novos comportamentais que podem ser mais positivos para sua situação. Alterando esses registros é possível mudar padrões limitantes na vida pessoal, emocional e também profissional.

A Programação Neurolinguística com suas estratégias pode criar as mudanças que queremos em nossas vidas de maneira rápida e precisa, e com muito menos esforço que você imagina.

A PNL é considerada um dos modelos mais eficientes quando se trata de mudanças breves e objetivas, justamente porque atua modificando as estruturas inconscientes específicas referentes àquelas mudanças que você deseja obter, economizando-se assim tempo e dinheiro, algo que todos desejam.

Além disso, seu campo de atuação é amplo, como já falei anteriormente e pode ser utilizada tanto para questões emocionalmente complexas como depressão, pânico, vícios, fobias, timidez, insegurança e problemas no relacionamento como para questões comportamentais mais simples como uma dificuldade de estudar ou resistência para praticar exercícios, aprendizagem e falta de foco. Além do tratamento a PNL oferece um processo poderoso de desenvolvimento pessoal.

O que você precisa ter em mente é que com a PNL você consegue utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse!

A PNL surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam, e por isso também é conhecida como a arte da Excelência Humana. Descubra baixo um pouco da história da PNL- Programação Neurolinguística.

 

 

Qual a Origem da PNL?

A PNL surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no início da década de 70, criada por Richard Bandler, matemático, Gestalt terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional.

PNL richard_bandler_and_john_grinder

 

Eles estavam interessados em pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época: Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson.

 

 

PNL Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson

O objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplica-los, e posteriormente ensiná-los, obtendo os mesmos resultados extraordinários. Assim seus criadores identificaram e organizaram suas descobertas em um conjunto de modelos, técnicas e princípios e deram o nome de Programação Neurolinguística (PNL):

Nos anos seguintes, Leslie Cameron-Bandler, Judith DeLozier, Robert Dilts e David Gordon dariam importantes contribuições para a PNL, que teve origem a partir do trabalho terapêutico, mas logo se percebeu que ela era um modelo revolucionário que poderia ser aplicado a várias outras áreas.

 

Entendendo melhor suas bases

A parte “Neuro” da “programação neuro linguística” reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, você compreende o mundo através dos cinco sentidos. Cada indivíduo estabelece seu próprio sistema de filtragem único, para processar as milhares de informações que são absorvidas através de nossos sentidos a todo momento.

A parte “Linguística” foca no significado pessoal à informação recebida do mundo exterior, essas mesmas informações que passaram por nosso sistema de filtragem explicado acima. Esse significado que damos forma nosso consciente.

A “Programação” é sobre a resposta comportamental que ocorre como um resultado de processos de filtragem neurológicas e do nosso mapa linguística.

 

Benefícios de aprender e usar a PNL

A PNL traz muitos benefícios para as áreas que você deseja desenvolver, como ser um ótimo comunicador que pode ajudar no seu emprego ou nos negócios. Estar no controle dos seus pensamentos e estado emocional que pode ser usado para praticamente tudo, mas principalmente útil em um ambiente com mudanças rápidas e flexíveis. Ampliar sua percepção de você mesmo e de outras pessoas, conseguindo assim se adaptar melhor às situações e entender as outras pessoas com maior facilidade. Capacidade criar e modificar habilidades com maior facilidade, na posição de quem faz as escolhas e colhe os melhores resultados.

Esses são apenas algumas e não todas as vantagens de aprender PNL, para ver mais possibilidades clique aqui e leia Os benefícios da PNL.

Vamos lá! Crie seu Destino Hoje!

 

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO!Guia Definitivo da PNL

 

 

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *