LOADING

Círculo de Excelência – Técnica de PNL

by Rodrigo maio 27, 2017

Desafios são colocados em nosso caminho todos os dias! Imagine uma situação na qual você precisou de confiança e não teve o suficiente… Ou se você pudesse usar todos os momentos bons, de confiança e motivação que você teve no passado e usar na sua vida onde você desejar?

É exatamente isso que faz a técnica de PNL que você vai aprender nesse artigo!

O Círculo de Excelência é uma técnica da PNL que permite a você obter recursos e sensações positivas de confiança de experiências que você teve no passado, e voltar a experimenta-los agora, usando no seu dia a dia onde você quiser.

 

Usos do Círculo de Excelência

Você pode usar essa técnica em momentos onde você sinta que está com pouca confiança, como ao conhecer novas pessoas, fazer alguma apresentação para muitas pessoas, fazer alguma entrevista ou algum teste que exija um nível de controle emocional.

Caso você tenha uma tarefa GIGANTE na sua frente, como uma grande meta de longo prazo que você acha “impossível”, é possivel usar essa técnica e se sentir capaz de realiza-la!

O Círculo de Excelência não serve apenas para resolver problemas na sua frente, você pode usar para qualquer que esteja fazendo e queira fazer ainda melhor.

 

Passos para executar o Círculo de Excelência

Os exercícios da PNL são como experiências que fazemos com nossos pensamentos, esses exercícios ajudam a você desenvolver novas possibilidades de ação e trazer a tona recursos que você tem, mas não consegue acessá-los.

Pense nesse exercício como uma forma de experimentar algo novo, aprender e se desenvolver de uma forma diferente da convencional.

Esse exercício está disponível em três formatos, Áudio,  Infográfico em alta definição e em texto nos passo a passo abaixo:

 

Preparatório

Depois que você ler todos os passos e for praticar é importante estar relaxado e focado no exercício que você irá realizar, então fique de pé, respire profundamente… inspire pelo nariz, segure e solte pela boca… bem devagar, acalmando sua mente e relaxando seu corpo, repita essa respiração umas 5 vezes ou até achar que você está relaxado. Agora feche os olhos.

 

Passo 1 – Reviver a Confiança

Fique de pé e se lembre de um momento, uma época da sua vida, em que você se sentia muito, muito confiante.

Reviva esse momento na sua mente, veja novamente o que viu naquele momento, ouça novamente os mesmo sons e sinta toda aquela confiança daquela época. Quando você atingir esse estado faça o passo 2.

 

Passo 2 – Círculo de Excelência

Sentido a confiança em você novamente, quero que você imagine um círculo no chão em torno dos seus pés.

Agora coloque a cor que achar melhor neste círculo, uma cor que te lembre esse sentimento que você está revivendo.

Se você se lembrar dos sons dessa memória (uma música, um zunido de fundo suave ou qualquer elemento sonoro), coloque esses no círculo.

Permita-se envolver inteiramente com este contexto de excelência e capacidade.

 

Passo 3 – Saia do Excelência

Quando o estado de confiança estiver no auge, saia do círculo, mas deixe ali todas essas poderosas sensações que está experimentando.

Imagine que você esta dando um passo para o lado e ao dar essa passo todas as sensações que você reviveu continuam lá!

 

Passo 4 – Teste o Círculo

Quebre o estado, isso quer dizer, faça algo diferente que tire seus pensamentos sobre o circulo de excelência, pense em alguma coisa longe dali ou veja as horas…

Agora volte novamente para o círculo, observe se o estado de recursos plenos voltou a tomar conta de você. Se tudo ocorreu bem, o círculo agora é uma extraordinária âncora de excelência, se a ancoragem não ocorreu repita o processo desde o passo 1.

 

Passo 5 – Selecionar Pistas

Fora do circulo, pense em uma situação específica no seu futuro onde você vai precisar dessa mesma sensação de confiança. Pense nessa cena do futuro, o que estará nessa cena momentos antes de precisar se sentir confiante?

Ex: -A pista pode ser a porta da sala do seu chefe,  caso você for ter uma conversa importante com ele.

-O telefone do seu escritório, caso você precise estar confiante para alguma ligação muito importante.

-Ou mesmo seu nome sendo apresentado antes de você ser chamado uma conferência, palestra.

 

Passo 6 – Fazer a Ligação

Assim que estas pistas estiverem claras na sua mente, entre de novo no círculo e torne a sentir aquela sensação.

Imagine agora, a situação que você pensou acontecendo no futuro, porém agora você tem todos os sentimentos de autoconfiança e força a sua disposição.

 

Passo 7 – Verificar os Resultados

Agora saia novamente do círculo, deixando ali as sensações de autoconfiança.

Do lado de fora aguarde um pouco e pense de novo no que está para acontecer (Passo 5), refaça aquela imagem na sua mente, automaticamente voltará a sentir as sensações do círculo.

Isto significa que você já está programado para o acontecimento futuro, podendo sentir-se melhor em relação a ele antes mesmo que aconteça. Quando chegar a hora, você vai se ver reagindo totalmente seguro e com a autoconfiança muito maior!

 

Infográfico do Círculo de Excelência

Para facilitar ainda mais sua vida eu criei um infográfico que ilustra para você passo por passo como realizar essa técnica, então aproveite o Infográfico do Círculo de Excelência!

 

circulo da excelencia PNL

 

Clique Aqui para acessar e comunidade Crie Seu Destino e baixar a versão de imagem em alta de definição e PDF, o acesso é gratuito.

Use também o formato em áudio que gravei exclusivamente para você ser guiado através de todos os passos!

 

Faça o exercício do “Círculo de Excelência” e me diga nos comentários o que você achou, se deu certo para você ou se você travou em algum ponto.

Estou a sua disposição!

 

Abraço!

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *