Crie Seu Mastermind à prova de falhas

Crie Seu Mastermind à prova de falhas

Sei que eu e você talvez não se conhecemos bem, mas escute esse conselho, você deve se juntar a mastermind! Como um grupo de 4 a 6 pessoas, que se reúnem a cada duas semanas para dar conselhos e se manterem responsáveis por seus objetivos.

Isso é simples, mas genial!

Todos sabemos que tentar fazer tudo sozinho é mais difícil, ainda mais empreender,  é quase como uma receita de fracasso.

Sozinho você pode desistir quando as coisas apertarem e ficarem mais difíceis.

Mas ao unir forças com pessoas que estão fazendo o que você está fazendo, ou que já conseguiram isso é ótimo!  

Essas pessoas podem discutir sobre suas ideias e apontar problemas que podem acontecer antes mesmo de você investir seu tempo no processo de falha e sucesso.

O autores do Fizzle que tem muita experiência, reuniram alguns pontos que você deve observar ao criar seu mastermind, para que ele não se desmontar e perder força logo após as primeiras semanas.

 

 

Mistura incorreta de pessoas no Mastermind 

Esse é o primeiro ponto que você deve ter cuidado ao criado um mastermind, ter um time errado de pessoas é um dos motivos principais porque mastermind focados em negócios/empreendedorismo falham.

Você pode estar juntando um grupo de pessoas que se parecem muito umas às outras e adorariam sair e tomar cerveja juntos, mas não servem para ser parceiros de responsabilidade.

O problema não é juntar pessoas que atuam em nichos totalmente diferentes, como alimentação e finanças pessoais, e sim pessoas que se encontrem em uma situação do desenvolvimento do seu negócio muito diferentes.

Essas pessoas estão alinhadas quanto ao período de desenvolvimento de seu negócio?

Por exemplo, se essa pessoa que atua no nicho de alimentação já tem um negócio rodando há alguns anos e agora está na fase de escalar seu negócio, vai ser difícil ela se relacionar no mastermind com outra pessoa da área de finanças pessoais que criou seu blog semana passada.

[su_note]Segundo o artigo do Fizzle, um dos indicadores podem dizer sobre isso são lista de e-mail e receita.[/su_note]

Se todos no grupo estiverem no mesmo nível quando se trata de tamanho do público, é uma boa indicação de que você pode ajudar uns aos outros.

 

Formato incorreto do Mastermind 

Um mastermind não pode ser simplesmente um encontro de amigos, ele precisa de algumas regras básicas, que vão manter o equilíbrio do grupo.

Se não houver estrutura, uma hora passa muito rápido e você percebe que está simplesmente saindo com seus amigos. Isso é divertido, mas não exatamente produtivo, o foco nesse momento é o crescimento do seu negócio.

Uma dica sugerida pelo pessoal do Fizzle é ter um “organizador”, é importante lembrar que ele não é um líder, ele é somente encarregado de garantir que as coisas permaneçam na linha e que o encontro se desenvolva.

Como organizar a reunião

  • Cada pessoa no grupo leva apenas um minuto ou dois para compartilhar o que conseguiu fazer ou não desde o último encontro.
  • Esse é a parte principal da reunião, o “Hot Seat” é basicamente uma sessão de estratégia focada inteiramente nos negócios de uma pessoa. Essa pessoa traz questões específicas e barreiras do seu negócio, enquanto o resto do grupo dá feedback.
  • A reunião termina com cada membro comprometendo-se a uma tarefa muito específica que ele precisa fazer acontecer antes que o grupo se reúna novamente.
  • A maioria dos grupos de sucesso mantêm o contato entre as reuniões, isso normalmente serve para que os membros possam obter feedback rápido e se encorajar. Use grupos do Facebook, Slack, e-mail, etc.

 

Não ter responsabilidade suficiente

Umas das principais razões para se juntar a um mastermind e ter a responsabilidade compartilhada, isso vai te ajudar a fazer progresso que você disse que faria.

Se você pensa em uma meta semanal, e simplesmente falar sobre ela… Muito provavelmente outras coisas surgem e você esquecerá.

Os Grupos mastermind justamente aceleram seu crescimento porque te mantém com a responsabilidade em alta e no caminho certo.

responsabilidade mastermind

Uma dica é que o “organizador” do grupo, anote algumas palavras-chave resumindo o compromisso de cada pessoa, essas notas mais tarde podem ser postadas no canal de comunicação de escolha do grupo.

Desse modo é muito mais provável que realmente cada pessoa assuma esse “compromisso público” e faça acontecer!

 

Inconsistência 

Essa pode ser a causa numero porque os grupos de mastermind desmoronam e falham, quando as pessoas do grupo começam a ignorar a reunião semanal ou não se agendaram com antecedência.

Se você faz essas reuniões on-line podem haver vários desafios, como conflitos de fuso horário, compromissos familiares, empregos diários e muito mais.

Mas para fazer dar certo é preciso que o grupo seja levado como prioridade e é preciso estabelecer uma comunicação clara.

No artigo da Fizzle ele cita um acontecimento:

Por exemplo, quando meu mastermind de podcasting começou a se reunir há alguns meses, nosso organizador disse: “Ok, se estamos fazendo isso, todos nós devemos comprometer-se completamente nos próximos 6 meses. Não vamos pular reuniões que vão te ajudar, vamos dar tudo por 6 meses. Quem está dentro? “

Como resultado, um dos nossos membros fundadores decidiu que precisava deixar o grupo logo no começo. Ficamos tristes em vê-la ir, mas era fundamental que ela reconhecesse que não era capaz de comprometer logo no início. Caso contrário, se esse membro em particular tivesse se mantido e pulasse as reuniões, provavelmente teria desencorajado o resto de nós.

Esse é um aspecto muito importante, um membro deste pode desencorajar o resto do grupo ou ainda pior, provocar a desunião de outros membros.

É melhor perder um membro logo de inicio, do que ele entrara somente 50% do seu potencial.

 

E você já faz parte de algum mastermind? Ele teve algum problema ou já deixou de existir?  O que você acha que deu errado?

Gostaria de ouvir de você nos comentários!

 

Se você gostou da ideia do Mastermind vai adorar fazer parte do “Desafio Passos de Gigante”, nele você vai aprender juntos com outras pessoas a reprogramar sua mente para o sucesso, ter mais motivação e confiança!

Nesse programa em áudio você vai receber episódios diários do desafio contendo um aprendizado e uma ação rápida, isso fará você evoluir dia após dia em direção aos seus sonhos!blog desafio passos de gigante

 

 

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Este post tem 10 comentários

  1. Muito bom artigo. Como sempre, achei no Google.
    Planejo fazer um Mastermind focado em apresentações (em especial, o Prezi)e vídeos para YouTube.

    1. Obrigado pela sua participação Marcio! A união de mais pessoas em um único sentido (ou mentalidade) é realmente algo que acredito.
      Se tiver algo que eu possa te ajudar na criação do seu mastermind é só entrar em contato.

  2. Você tem alguma dúvida ou gostou do material? Deixe seu comentário abaixo! Ele nos move a continuar criando um conteúdo que pode beneficiar você e seus amigos! =)

  3. Gostei, mas queria mais dicas práticas entendeu?! Como conduzir, abordagens, etc. Estou querendo começar um mastermind, mas ainda me sinto perdido. Acredito que, se voce tem essa experiência, poderia ter se aprofundado um pouquinho mais e assim agregaria ainda mais valor 😉

    1. Não acredito em receita de bolo, existe sim , algumas coisas que dão um “norte”…
      O primeiro passo se você está perdido é ter uma “simulação” mais aproximada do que você deseja no teu grupo de mastermind. Tirar do imaginário e trazer para o REAL. Como fazer isso? MVP! Crie um grupo de pessoas que você tem conexão (se você já tem um mastermind em mente, não deve ser dificil) deixe elas saberem que é um beta test, faça as mesmas coisas que você imagina dar certo na sua mente, mas no mundo real. Testa, valida, lança.
      Nessas etapas você irá aprender muito!

  4. Ola! gostei do material que partilhou. Por favor quanto ao mencionado:

    “O problema não é juntar pessoas que atuam em nichos totalmente diferentes, como alimentação e finanças pessoais, e sim pessoas que se encontrem em uma situação do desenvolvimento do seu negócio muito diferentes.”

    Acredito que pessoas que estão em níveis diferentes de negocio, se complementam, pois o mundo é uma roda vida, onde negócios que estão no inicio precisam de pessoas que conheçam o caminho a trilhar sem muitos percalços, já os “Grandes Negócios” o trivial e o básico são muitas vezes esquecidos, fazendo que tenham lentidão para se transformarem,o que não ocorre em negócios novos e que tem respostas rápidas para os desafios que surgem. Então os Masterminders se completam independente dos níveis de negócios.

  5. Ola! gostei do material que partilhou. Por favor quanto ao mencionado:

    “O problema não é juntar pessoas que atuam em nichos totalmente diferentes, como alimentação e finanças pessoais, e sim pessoas que se encontrem em uma situação do desenvolvimento do seu negócio muito diferentes.”

    Acredito que pessoas que estão em níveis diferentes de negocio, se complementam, pois o mundo é uma roda vida, onde negócios que estão no inicio precisam de pessoas que conheçam o caminho a trilhar sem muitos percalços, já os “Grandes Negócios” o trivial e o básico são muitas vezes esquecidos, fazendo que tenham lentidão para se transformarem,o que não ocorre em negócios novos e que tem respostas rápidas para os desafios que surgem. Então os Masterminders se completam independente dos níveis de negócios.

  6. Excelente, o conteúdo esclareceu muitas dúvidas que eu tinha, as respostas das dúvidas complementaram, achei interessante a ideia de testar com um grupo, já estou rascunhando um pequeno planejamento e vou implementar! Obrigada!

  7. Procuro um grupo de mastermind para fazer parte
    Trabalho no ramo de fomento mercantil

  8. Estou criando um projeto para criar um MMM – Mastermind Management, voltado para gerentes ADM, para discutirmos problemas e soluções do setor ADM. Buscar melhorias e otimizações. Penso em trazer Gestores de vários segmentos do mercado para enriquecer a mesa e se alguém puder me responder, pensei em apenas 7 membros, para focar mais, número impar em algum momento acho que vamos precisar desse número. O que acham?

Deixe uma resposta

Fechar Menu