LOADING

[Guia Completo] Como Dominar Suas Emoções

by Rodrigo Fevereiro 27, 2017

Se você deseja aprender os segredos de como dominar suas emoções continue lendo esse artigo, nele você vai aprender alguns exercícios para dominar sua emoções ruins e fortalecer seu EU mais confiante. Você vai aprender alguns gatilhos poderosos para mudar seu estado emocional em poucos instantes.

Entendendo um estado emocional

O primeiro passo para mudarmos nosso estado emocional e entender como ele funciona.

Amor, raiva, confiança, medo e curiosidade são exemplos de estados emocionais, nós entramos e saímos o dia inteiro, e cada um deles é individual, único em cada um de nós, como as impressões digitais.

Você que deve ter vivenciado um momento em que outra pessoas interpretou de maneira totalmente diferente de você…

Vamos interpretar um exemplo real, assim ficará mais fácil de entender, no parque temático Beto Carrero World, existe um brinquedo chamado Big Tower, no vídeo abaixo você pode ver 4 crianças nesse mesmo brinquedo, cada pessoa é unica e interpreta esse momento de maneira totalmente diferente, cada pessoa nesse evento pode estar em um estado emocional diferente, um pode estar eufórico, outro pode estar no estado de medo, outro no estado de felicidade e liberdade.

 

Como você também deve saber a muitas pessoas que fazem um grande investimento e preparação para subirem o monte Everest,  para alcançarem um objetivo, desafiarem seus limites e entrarem num estado emocional muito forte de capacidade e liberdade.

Um estado emocional pode ser definido como “a soma de todos os processos neurológicos que ocorrem com um indivíduo, em determinado momento” – ou seja, seu humor.

everest desafio emocional

O que você precisa ter em mente é que todos nós já passamos por inúmeros estados negativos, como depressão, raiva e medo, mas da mesma forma, já nos sentimos mergulhados em estados criativos, como confiança, otimismo e alegria.

 

Todo comportamento humano é o resultado de um estado

 

Qualquer coisa que uma pessoa fez ou venha a fazer resultado do estado emocional da pessoa naquele momento.

Se você nunca pensou nisso, pode ser que acredite que a maneira como nos sentimentos vem como origem de eventos externos, mas na verdade seu estado emocional é afetado diretamente pelas suas representações internas e sua fisiologia.

Antes de você reagir a um evento externo, esse evento precisa passar por um “filtro” esse filtro são suas representações internas e sua fisiologia.representações internas

 

Mudando sua fisiologia, mudando seu estado

Mudanças em nossa postura, respiração, tensão muscular e expressão facial afetam nossos sentimentos e comportamentos, você pode usar seu corpo para produzir um sentimento diferente sobre um mesmo acontecimento.

Pense nesse momento em uma situação onde você estava nervoso, ou com medo, pense em como você esta se sentindo, talvez foi uma momento onde você tinha que fazer uma pergunta difícil, ou uma situação onde você se sentia desconfortável… Achou esse momento? Pensou nele e reviveu essa situação?

Como você se sente nesse momento? Provavelmente um pouco desconfortável e com uma quantia dos mesmo sentimentos daquele dia…

Agora faça um teste, mesmo com esse sentimentos, se levante, apoie os pés no chão com firmeza, estique sua coluna, endireite os ombros, abra sua face de modo a por um sorriso no rosto e respire profundamente.

Agora pense novamente naquela situação mas mantendo essa postura. Mantenha os ombros para trás, os pés firmes no chão e mostre os dentes! Como você se sente?

Para a maioria das pessoas, é muito mais difícil reproduzir sentimentos negativos em uma postura dessa.

 

Representações internas

O outro ponto chave para determinar nosso sentimento são as representações internas, que é a forma como conversamos consigo mesmo. Ela não é a realidade em si, e sim a versão que você enxerga do mundo. Elas são o seu mapa pessoal do mundo, mas, como acontece a qualquer representação gráfica, elas são incompletas e repletas de generalizações, esquecimentos e distorções. É exatamente por isso que duas pessoas que presenciam o mesmo evento o vivenciam e interpretam de maneiras completamente diferentes.

 

Como Dominar Sua Emoções – Filmes da sua Mente

Agora que você já entende e tem uma base do porque e como as emoções são geradas, você vai aprender uma maneira poderosa de mudar elas quando desejar.

Para isso vou te ensinar a como criar Filmes da sua mente que vão apoiar a mudança de emoção que você deseja. O primeiro passo que precisamos dar é verificar se você tem uma crença limitante sobre visualizações e quebra-la nesse momento.

Você acha que ruim em visualização, imaginação?

Então me responda que cor é a porta da frente de sua casa?

De que cor essa porta é?

De que lado da porta você vê a maçaneta?

Conseguiu não é!? Sim, todas as pessoas que fizeram esse teste conseguiram responder, isso quer dizer que você também tem a capacidade e habilidade de visualização.

A maioria das pessoas não controla ou exerce qualquer imagem (ou filme se você preferir) que está passando na própria mente, isso é um exemplo do seu cérebro comandando você e não você comandando o seu cérebro.

Quando você aprende a mudar as imagens e os sons em sua mente, alcança um controle consciente de sua vida.

 

Criando seu próprio filme mental

Agora vamos colocar tudo isso em pratica!

Pense em algum momento que esta te deixando triste, aborrecido ou desmotivado.

Lembre-se do que acontece nesse momento, como você se sente, traga a imagem desse momento exato para sua imaginação. Pronto! Agora responda:

É uma imagem colorida ou em preto e branco?

Ela está à sua esquerda, à sua direita ou à sua frente?

É pequena ou grande?

A imagem é clara ou escura?

Movimenta-se ou está parada?

Com essas respostas em mão, vamos mudar esse filme e fazer com que ele signifique menos para você, vamos tirar a emoção forte que você relacionou nesse momento.

Passo 1.

Se a sua representação dessa pessoa estiver se movendo, congele a imagem para que fique imóvel. Simplesmente faça ela parar!

 

Passo 2.

Se a imagem tiver alguma cor, elimine-a até que se pareça com uma antiga fotografia em preto e branco.

 

Passo 3.

Pegue essa imagem congelada e preto e branco e encolha a imagem até que fique minúscula.

 

Passo 4.

Com essa imagem já pequena, faça ela se afastar de de você, fazendo ela ficar  cada vez menor e menor.. até ela desaparecer…

 

Ao fazer essas mudanças em suas representações mentais, você está reprogramando a maneira como se sente.

Pense novamente no evento, agora de uma nova forma. Como se sente agora em relação a ela? Pode ser que esse acontecimento ela não gere em você a mesma reação estressante, triste ou desmotivante de antes.

Você não apenas se sente diferente agora, mas também a próximo vez que você pensar, e se pensar nessa situação, ela vai ser muito menor significante para você e não vai te gerra nenhum desconforto.

Se você conseguiu criar um novo filme, e conseguir sentir diferença naquele evento, naquela recordação, mas não foi forte o suficiente, repita o procedimento, faça os 4 passos novamente. E refaça no dia seguinte logo pela manhã, um horário que não estamos totalmente cansados e podemos ter um melhor empenho no exercício.

Eu te garanto, que essa é uma técnica simples, mas muito poderosa, ela pode simplesmente mudar toda a sua percepção sobre algum evento ruim que você vivenciou.

Porque isso funciona?

Imagens que são maiores, mais brilhantes e mais nítidas possuem maior intensidade emocional do que as mais desfocadas, mais embaçadas e mais distantes.

Se você quer aprender mais sobre como criar filmes mentais, diminuir sentimentos ruins, furtante e infelizes ou melhorar e intensificar eventos que foram bons, para que você reviva essa sensação boa toda vez, leia nosso artigo sobre submodalidades.

 

Abraço,

 

 

 

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO!Guia da PNL

 

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *