Princípios Estoicos

Princípios Estoicos

No que se baseavam os ensinamentos Estoicos? Quais seus pilares fundamentais dessa grande escola de Filosofia? 

O objetivo derradeiro da vida de acordo com todas as escolas de filosofia da Grécia antiga é a Eudaimonia, que em poucas palavras significa “estado de plenitude do ser”,  seria a máxima felicidade ou realização alcançável por seres humanos.

Então para os Estoicos:  O objetivo da vida = A Boa Vida

Mas como viver para atingir a “Boa Vida”?

Os estoicos apresentaram muitas estratégias práticas para avançar para a Boa Vida. Nesse artigo vamos ver passo a passo quais eram as principais ideias e os princípios por trás para atingir esse objetivo.

1- Viver de acordo com a natureza

Viver de acordo com a natureza” era um slogan central do estoicismo, mas o que isso significa? Qual é a natureza do ser humano?

O que diferencial o ser humano de todos os outros é que ele é um animal racional.

Outros animais também sentem fome, medo, formam grupos/bandos e agem por instinto de defesa…

Mas somente a Razão é que nos separa de todas as outras espécies no planeta Terra, tanto para o bem como para o mal. O ponto central é nosso intelecto, nossas habilidades sociais e mentais.

“Viver de acordo com a natureza” trata-se de se comportar de forma racional como um ser humano, ao invés de aleatoriamente (ou por paixão e desejos) como uma fera.

Atente-se para que você não faça nada como uma fera, senão você destruirá o Homem em você e não atingirá seu potencial.  – Epiteto

Sempre devemos aplicar nossa habilidade natural da “razão” em todas as nossas ações, se fizermos isso estaremos vivendo de acordo com nossa natureza!

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu