estoicos são politicamente passivos

Os Estoicos eram politicamente passivos?

Outra grande dúvida que surgem ao estudar os Estóicos seria sua passividade diante da sociedade, uma vez que são passivos… Isso é verdade?

Eram os Estoicos socialmente passivos?

R: Não!

Os Estóicos ensinam que devemos aceitar o destino (disciplina do medo e do desejo) enquanto simultaneamente agimos com sabedoria e com justiça (disciplina de ação), reconciliando sutilmente a aceitação com a ação é o cerne de sua filosofia ética, parte dos princípios Estoicos.

As pessoas muitas vezes interpretam erroneamente que isso significa que os Estóicos simplesmente aceitam seu destino de maneira passiva.

Muito pelo contrario, a escola Estóica era famosa por aconselhar seus alunos a se engajarem na política ou na vida pública.

Charles_Le_Brun_-_Suicídio_de_Catão_de_Útica
Charles_Le_Brun_-_Suicídio_de_Catão_de_Útica

Ao longo da história, os Estóicos eram famosos por sua oposição estridente à injustiça social. Catão de Utica tornou-se um herói da guerra civil romana por sua implacável oposição ao tirano Júlio César e seus crimes de guerra.

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu