Metáfora – O Barco a vapor

Metáfora – O Barco a vapor

Há muitos e muitos anos havia um homem muito rico que possuía um maravilhoso barco a vapor, mas que com frequência apresentava defeitos.

Um dia, depois de uma viagem especialmente difícil a um país estrangeiro, o motor parou e ninguém conseguiu fazê-lo funcionar outra vez. Um a um, mecânicos e engenheiros daquele país foram chamados para tentar consertar o motor, mas todos fracassaram.

Finalmente, o rico proprietário do barco ouviu falar de um sábio e velho construtor de navios que talvez fosse capaz de ajudá-lo, mas a um preço elevado. O homem rico concordou na hora. Pouco tempo depois, um homem bem velho, com a aparência de quem devia consertar navios há 100 anos, aproximou-se. Ele carregava uma grande sacola com ferramentas e logo se pôs a trabalhar.

Examinou com muito cuidado a enorme rede de canos que entravam e saíam do motor, colocando, de vez em quando, as mãos sobre eles para verificar o calor que emanava de lá. Por fim, o velho construtor de navios abriu sua sacola e pegou um pequeno martelo.

Com suavidade, bateu em um dos canos…

Na mesma hora, o som do vapor atravessando o sistema de canos podia ser ouvido e a máquina voltou à vida, enquanto o construtor de navios colocava o martelo de volta na sacola.

Quando o homem rico perguntou ao construtor quanto lhe devia, ele respondeu que a conta era de dez mil libras, uma soma considerável naqueles tempos.

– Como? – exclamou o homem rico, indignado.

– Você não fez quase nada! Justifique a sua conta ou chamarei a polícia para prendê-lo.

O velho construtor de navios começou a rabiscar algo em um pedaço de papel amassado que tirou do bolso.

O homem rico, ao ler o que estava escrito, sorriu e se desculpou por seu comportamento grosseiro. No papel, estava escrito:

Por bater com o martelo              $ 1

Por saber onde bater                     $ 9.999

 

Para mais metáforas, clique aqui.

 

 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu