LOADING

Acionador Automático de Auto Confiança

by Rodrigo março 03, 2017

Você deseja conseguir estar em um estado de auto confiança inabalável rápido e certeiro? Usar isso em momentos que você esta nervoso ou ansioso? Como encontros, palestras, apresentações. Então continue lendo esse artigo!

Se você já leu o nosso artigo sobre Como dominar sua emoções  sabe que podemos controlar a forma como nós sentimos e como influenciar diretamente nosso estado para criar um comportamento desejado, tudo isso é possível em usando a técnica dos filmes mentais do artigo citado.

Se você não leu o artigo sobre como dominar sua emoções leia agora, ele é o fundamento desse técnica que vou mostrar a seguir.

 

Como se sentir confiante quando desejar

O poder de mudar seu estado emocional quando você desejar é muito bom, mas existem situações em que você terá que reagir de modo ainda mais rápido.

Você terá que estar pronto de modo instantâneo, não podemos fazer o exercício “filmes em sua mente”!

Para essas situações, vou te ensinar uma técnica que uso e você pode usar ela em infinitas situações, lembre-se de fazer esse exercício quantas vezes forem preciso e quantas vezes você achar útil.

Como qualquer outra habilidade, quantas vezes você praticar, MELHOR você ficará nela!

Por exemplo conheço pessoas que tem muito medo de falar em público, eles tem quase uma fobia a essa exposição ao público, para essas pessoas não é simplesmente um receio que nasceu ontem, elas vem a vida toda praticando o mesmo medo e a mesma ansiedade a vida toda, e podem precisar de mais prática para removerem esse obstáculo. Então se você vem tendo problema de auto confiança a há vários anos, não custa nada se dedicar algumas vezes para fazer esse exercício.

 

Como criar seu gatilho de auto confiança

No final dos anos 1900, um cientista russo chamado Ivan Pavlov conduziu experimentos que se tornaram mundialmente conhecidos, nesse experimento ele oferecia comida ao seu cão e, no mesmo instante, tocava um sino.

Depois de repetidas vezes, o cão associou o sino à comida e, em pouco tempo, o cientista só precisava tocar o sino e o cão começava a salivar.

O Sino não tinha nenhuma conexão lógica entre a hora de comer, mas mesmo assim, foi criado uma associação entre o sino e a hora da alimentação.  Isso somente aconteceu por meio da repetição constante, uma conexão neurológica foi criada na mente do animal.

Para você entender melhor, sempre que fazemos algo novo, criamos um novo caminho neural de modo que possamos acessar aquela experiência outra vez com mais facilidade e cada vez que repetimos esse comportamento específico, reforçamos a ligação neural associada a ele.

Pense em como esse caminho fosse um caminho na mata, na primeira vez vamos “abrir ele”, mas quanto mais esse caminho vai sendo percorrido, repetindo diversas vezes, o caminho a seguir vai se tornando mais largo e definido.

caminho atraves de repeticao

 

Esse caminho pode ser usado para seu desenvolvimento e para que você crie seu caminho, mas também pode ser usado de forma inconsciente por você para hábitos terríveis, por exemplo você pode criar esse comportamento automático ao fumar ou comer em excesso. Se você repetir esse caminho repetidas vezes será mais fácil acessá-lo.

Se você entendeu bem, você pode sim usar esse mesmo sistema, essa mesma arquitetura mental para criar caminhos para o sucesso, podemos criar associações que nos permitam “ativar” determinados sentimentos sempre que desejarmos.

Essa é chave dessa técnica!

O INTERRUPTOR DA CONFIANÇA

1. Lembre-se de um momento em que se sentiu realmente confiante. Retorne agora a esse momento – veja o que viu, ouça o que ouviu e sinta de novo o mesmo bem-estar. Se não conseguir se lembrar de um momento específico, imagine como a sua vida seria melhor se você fosse totalmente confiante – se tivesse todo o poder, a força e a autoconfiança de que precisasse.

2. Enquanto vai se lembrando, torne as cores mais reluzentes e intensas, amplifique os sons mais altos e deixe os sentimentos mais fortes.

3. À medida que for vivenciando de novo esses sentimentos positivos, aperte o polegar contra o dedo médio de qualquer uma das mãos.

4. Agora aperte esses dois dedos um contra o outro e reviva aquele sentimento positivo.

5. Repita os passos de 1 a 4 várias vezes, com diferentes lembranças positivas, até que o simples apertar dos dedos comece a trazer de volta aqueles sentimentos positivos.

6. Ainda apertando um dedo contra o outro, pense em uma situação na qual você quer se sentir mais confiante. Imagine tudo sendo feito com perfeição, exatamente como você quer que seja. Veja o que você vai ver, ouça o que você vai ouvir e sinta como é bom.

Lembre-se de praticar todos os dias! Isso vai ser um estado que se auto alimenta.

 

Você vai se sentir mais confiante passando por esses cenários na sua imaginação.

Então…

Você acaba se sentindo mais confiante para agir no mundo real.

Por se sentir assim…

Você acabara agindo como uma pessoa  confiante.

Que…

Fará com que sua imaginação consiga alimentar ainda com mais exatidão sua autoconfiança, que se refletirá no mundo real com ainda mais força.

E assim segue!

Coloque em pratica essa técnica e me diga o que você achou, conseguiu fazer? precisou dela em algum momento de ansiedade?

Se precisar de qualquer ajuda na aplicação é só comentar!

 

Se você quer aprender a reprogramar sua mente para o sucesso, ter mais motivação e confiança, tenho um convite para você… Entre para o “Desafio Passos de Gigante”.

Nesse programa em áudio você vai receber episódios diários do desafio contendo um aprendizado e uma ação rápida, isso fará você evoluir dia após dia em direção aos seus sonhos!blog desafio passos de gigante

 

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *