LOADING

Ponte ao futuro da PNL

by Rodrigo Abril 22, 2018
tumb ponte ao futuro

Você já imaginou usar uma técnica que te ajudasse a chegar ao seu objetivo de forma mais fácil?

Uma técnica que criasse uma ligação com você de hoje e você ideal no futuro?

Isso é possível! Assim como também realizar muitas outras mudanças na sua vida usando a estratégia da Ponte ao futuro.

Ponte ao futuro da PNL

O termo Ponte ao Futuro foi desenvolvido pelos criadores da PNL, Richard Bandler e John Grinder, seu objetivo é garantir que as novas habilidades e as mudanças comportamentais que foram obtidas no tratamento sejam aplicadas fora do contexto inicialmente estabelecidas.

É uma forma de garantir com maior exatidão que as mudanças feitas em um contexto de mudança estejam disponíveis nas situações em que são mais necessárias.

“Sem uma ponte ao futuro adequada, as conquistas de um curso de treinamento, uma sessão de coaching ou um encontro terapêutico seriam, muitas vezes, perdidas. A ponte ao futuro é sempre o último passo em qualquer processo de mudança de PNL.” NLP Center of New York.

Uma maneira simples de se explicar como funciona: Você se vê executando no futuro a tarefa que deseja executar, nesse momento você pode observar a si mesmo em uma visão externa executando determinada tarefa, mas também é possível e talvez até mais efetivo para você se imaginar estando na experiência, vivenciando o momento futuro, usando o que chamamos de associação em PNL.

 

Usando Gatilho na ponte ao futuro

Outro método que você pode usar é associar um novo comportamento a pistas externas que ocorrem nessa situação futura.

Se pergunte: “Qual é a primeira coisa que você vai ver ouvir ou sentir externamente nessa situação que irá lembrá-lo dos seus novos aprendizados ou habilidades?”

Descobrindo isso é possível através do ensaio mental, focar mentalmente sobre esse item através da sua imaginação, associando então o novo comportamento a esse item. No futuro quando você estiver naquela situação, o item que você focou servirá de âncora ou gatilho natural e inconsciente para o novo comportamento desejado.

Ex: Eu, por exemplo, vou fazer uma apresentação importante, utilizo desta forma a ponte ao futuro para obter um estado de confiança e energia quando estiver falando a todos os presentes, associo esses recursos que preciso ao microfone que sei que vai estar presente nesse momento, foco então através da minha imaginação nesse item.

É importante trazer a técnica da ponte ao futuro a forma mais vívida e real que sua imaginação pode chegar, comece imaginando como é este local, é amplo? É pequeno? Quem serão as pessoas presentes? Como será a reação delas? Como você estará se sentindo nesse dia?… Mas não se limite a isso, busque o máximo de detalhes possível.

 

Pesquisa que apoia a ponte ao futuro

Na Psychotherapy Networker Magazine, janeiro/fevereiro de 2014, há um artigo do Dr. Brent Atkinson, que examina a pesquisa que apoia a eficácia de se fazer regularmente essa preparação mental.

“A pesquisa que ele cita é de um estudo realizado pelo neurologista de Harvard, Alvaro Pascual-Leone. Consiste basicamente em dois grupos de indivíduos que nunca tocaram piano. A um dos grupos foi dado um conjunto de instruções e orientados a praticar duas horas por dia durante cinco dias. Os cérebros deles foram escaneados antes e depois da prática e havia sinais de mudança cerebral no córtex motor, o que correspondia à prática deles. Ao segundo grupo também foi dito para praticar por cinco dias, duas horas por dia, mas nesse caso a prática deles era apenas se focar mentalmente. O escaneamento cerebral também mostrou mudanças no córtex motor deles, ainda que não tenham feito nada fisicamente. Logo que o grupo que fez o ensaio mentalmente teve a oportunidade de praticar por duas horas, eles tocaram quase tão bem quanto o primeiro grupo.”

 

Faça ponte ao futuro após outras técnicas

Ao fazer a ponte ao futuro você está programando sua mente para reagir de maneira diferente do que faz hoje, para gerar esses novos comportamentos têm várias técnicas como a ancoragem, SPIN, posições perceptivas, cura rápidas de fobias, ressignificação, sabedoria universal, mudança de submodalidades… Depois de todas essas técnicas é possível encaixar a ponte ao futuro para testar se os procedimentos foram realizados com sucesso ou é preciso ajustar algo.

Se você realizar a ponte ao futuro em outra pessoa, capture os feedback possíveis da pessoa que está passando por um procedimento, eles podem ser verbais, mas provavelmente serão também não verbais.

 

Ponte ao futuro como ferramenta de planejamento

Será que posso usar o ensaio mental / ponte ao futuro para meu planejamento diário? Claro que sim!

O ensaio mental feito durante a ponte ao futuro é uma poderosa ferramenta para você criar uma visualização total de como será seu dia e para você se preparar para ele.

Não deixe que as coisas simplesmente aconteçam no seu dia a dia, se você tem um objetivo claro é importante planejar para que ele saia do papel… Usando a ponte ao futuro como sua aliada você terá muito mais chances de realizar e colocar em ação tudo o que você planejou.

 

Ponte ao futuro na ação!

Princípios básicos da PNL como esse são muito poderosos quando aplicados! Gostaria de lembrar a você a importância da AÇÃO, somente ensaiar usando a ponte ao futuro não é suficiente, embora seja importante, a ação é que coloca as novas escolhas e comportamentos a prova, caso algo ainda precise ser ajustado não há problema, seja flexível, adquira novas habilidades e tente novamente.

 

Vamos lá! Crie seu Destino Hoje!

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *