eros e psyche

O que são as paixões no Estoicismo?

A paixão é o resultado do uso inadequado da razão, enquanto a virtude consiste na ação que se desenvolve conforme a razão, por esse motivo, conforme a natureza.
A infelicidade ocorre, portanto, segundo os estoicos, quando não conduzimos corretamente nossos pensamentos e não evitamos as chamadas coisas más.
Coisas más- são as coisas que dependem de nós mas que, ao contrário, devemos evitar durante a vida se queremos ser felizes. Trata-se dos vícios e das paixões, como ser imprudente, injusto, covarde, guloso, raivoso;

Segundo Don Robertson quando os estóicos discutem a superação de “paixões”, eles se referem aos desejos e emoções irracionais, insalubres e excessivos. A raiva seria um bom exemplo. É importante lembrar o quem está aprendendo sobre estoicismo que eles procuram substituí-los por alegria em vez de prazer excessivo.

Dominar as paixões é o objetivo principal da ética estoica. Para isso, o esforço em controlar os pensamentos será fundamental, pois é o pensamento equivocado que gera as condições para o aflorar das paixões.

Esse domínio sobre o pensamento e paixões, para os estoicos leva para o caminho da felicidade!

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

Enfrente Seus Medos

Esse artigo faz parte do Desafio Heroico, se você ainda não faz parte dessa comunidade entre agora mesmo, o acesso é gratuito, clique aqui.  

Leia Mais »
Fechar Menu