ikigai como descobrir

Ikigai [DE VERDADE]

Estou escrevendo esse artigo sobre o Ikigai com o intuito de “jogar luz” a um conceito tão bom que conheci há algum tempo, mas que muitas pessoas estão virando ele do avesso!

Meu intuito é te ajudar com nesse contra ponto!

Se você lendo ele em Janeiro de 2020, ele basicamente ainda é só minhas anotações em forma de artigo, com o passar dos dias vou formata-lo de uma forma bem melhor, para você conseguir aprender o máximo.

O que é Ikigai (significado)?

A tradução mais próxima é a descrição feita por Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz.

Ikigai é a sua razão de viver”, diz o neurocientista japonês. “É o motivo que faz você acordar todos os dias.”

 

Algo que te motiva!

 

De onde surgiu o ikigai?

O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses.

Muitos acreditam que o ikigai é o segredo de sua longevidade. O termo é bem conhecido em todo o país, como explica Mogi, e a ideia representada por ele está se espalhando para outras partes do mundo.

Segundo o autor, é “muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz”. “E não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas de aproveitar a vida e saber o que você quer fazer com ela”.

Então vamos aprender o 5 passos para você descobrir seu Ikigai!

5 passos para descobrir seu ikigai

Passo 1: Começar pequeno 

-Busca por qualidade, compromisso, foco nas coisas pequenas sem pensar em reconhecimento.

-Tomar cuidado extraordinário para pequenos detalhes, é buscar seus objetivos acima das expectativas do mercado.

 

Passo 2: Libertar-se 

-Se torne anonimo, a individualidade (EGO) perde sentido de relevância.

-Nos tempos modernos, os artistas ficaram cientes demais de sua própria individualidade. Nos tempos antigos, os artistas não faziam seus produtos para reivindicar seus direitos como criadores. Eles só faziam o trabalho deles, sem esperar mais nada além de que as pessoas achassem as peças úteis em suas vidas diárias.

-Pense no pintor trabalhando em sua arte por horas a fio, sem qualquer perspectiva de vender o trabalho e, nem de receber recompensa financeira por ele. Esse estado de espírito em particular, ou ética de trabalho, em que você mergulha na alegria de estar no aqui e agora, sem pedir recompensa ou reconhecimento imediato, é uma parte integral do conceito japonês de ikigai.

-É comum que façamos coisas por recompensas. Se as recompensas não acontecem, nós ficamos decepcionados e perdemos interesse e zelo pelo trabalho.  Essa é a abordagem errada. Em geral, há demora entre as ações e as recompensas. Mesmo se você terminar um bom trabalho, as recompensas não vêm, necessariamente, nessa ordem: recepção e reconhecimento. Elas acontecem de um jeito estocástico, dependendo de muitos parâmetros fora do controle da pessoa. Se você consegue fazer o processo de tornar o esforço sua fonte primária de felicidade, você teve sucesso no desafio mais importante de toda a sua vida.

-Para poder ser feliz, é preciso se aceitar. Aceitar a si mesmo é uma das tarefas mais importantes e difíceis que enfrentamos na vida. A epifania aqui é que, paradoxalmente, aceitar a si mesmo costuma envolver libertar-se, principalmente quando existe um eu ilusório, que você vê como desejável. É preciso se desligar desse eu ilusório para se aceitar e ser feliz.

Ikigai e felicidade vêm da aceitação do eu. O reconhecimento de outras pessoas sem dúvida seria um bônus. No entanto, se colocada em um contexto errado, também pode atrapalhar a tão importante aceitação do eu.

-A variação é uma das maiores marcas registradas da natureza. Não adianta tentar ser como os outros, mesmo que haja pressão externa. Por isso, temos todos os motivos para relaxar e ser quem somos.

 

Passo 3: Harmonia e sustentabilidade 

-Na visão de um japonês típico, a vida é um equilíbrio de muitas coisas pequenas, e não uma coisa a ser ditada por uma doutrina unificadora.

-O ikigai não precisa estar diretamente associado à vida profissional da pessoa

-Uma mentalidade com motivação de vencer pode levar a grandes inovações, da mesma forma que também pode levar a estresse excessivo e a instabilidade, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade. É por isso que fizemos progresso até agora como espécie e é por isso que podemos um dia correr para nossa própria destruição.

 

ikigai com conceito errado-min
Ikigai com conceito errado

 

Apesar de ser um gráfico lindo, o conceito segundo Ken Mogi especialista no assunto está equivocado, ele não precisa ser ligado diretamente com uma recompensa, principalmente financeira. Isso não quer dizer que não deve, é ótimo quando isso acontece, mas é importante lembrar que não precisa. Fique atento aos gurus de plantão

 

Passo 4: A alegria das pequenas coisas 

-Faça a alegria das pequenas coisas funcionarem para você

ikigai é o motivo para você se levantar de manhã.

-É questão de descobrir, definir e apreciar os prazeres da vida que têm significado para você. Não tem problema se mais ninguém enxergar esse valor particular.

 

Passo 5: Estar no aqui e agora

-Viver do presente, aqui e agora.

-A recompensa final e pessoal por executar cada umas das tarefas é obter o sorriso do cliente

-Não se agarrar a experiência, encarar como algo passageiro, transitório, de curta duração. Conecte-se ao prazer sensorial dessa experiência breve

-Quando você repara nos detalhes da vida, nada se repete. Cada oportunidade é única e especial.

 

Livro do Ikigai?

De um passo a diante! Faça os 5 passos ou se aprofunde com o livro, é realmente uma ótima leitura!
Eu li a versão ebook, clique no livro abaixo para baixar;

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest

Deixe uma resposta

Fechar Menu