LOADING

A jornada do Aprendiz segundo a PNL

A jornada do Aprendiz segundo a PNL

by Rodrigo outubro 07, 2017
A jornada do Aprendiz

Só sei que nada sei. – filósofo grego Sócrates

 

Começo generalizando para criar uma imagem clara em sua mente do que é a “jornada do aprendiz”…

Todo a aprendizado é assim, independente de onde você mora, sua idade ou o que você deseja aprender…

O aprendizado (assim como o sucesso) não é um evento único e rápido, ele vem em etapas, em cada etapa você se torna mais consciente da importância do que você aprendeu, assim como percebe que não sabe quase nada.

Faz parte da “jornada do aprendiz” saber que quando se tornar um mestre em algo, ainda é só um aprendiz na sua jornada como um todo!

 

4 Estágios da Aprendizagem

 

Os estágios da jornada do aprendiz

Incompetência Inconsciente – II

“Não sei fazer, mas não sei que não sei”

Esse é o estágio da Incompetência Inconsciente (II), neste estágio a pessoa ainda não sabe que não sabe, assim ela vive em um estado de “alegria ignorante” por não saber. Isso significa que a pessoa não tem a menor ideia da sua falta de habilidade para executar certa função ou atividade.

Por exemplo, se ela não sabe o que é dirigir um carro, ela não faz a menor ideia de como essa falta de habilidade influencia ou faz falta para ela.

fases do aprendizado na PNL - Incompetência InconscienteEsse estágio é rompido quando a pessoa passa a conhecer o que é “dirigir um carro”.

 

Incompetência consciente – IC

“A pessoa sabe que não sabe”

Nesse estágio a pessoa sabe que não sabe, o que gera a curiosidade para aprender como realizar determinada atividade. A pessoa foca toda sua força e conhecimento na tarefa, mas de forma geral é cansativa e demandante.

Em nosso exemplo, nessa fase a pessoa sabe que precisa praticar para aprender a dirigir, ela precisa repetir determinadas tarefas várias vezes, exigindo seu esforço para que ela possa dominar a sua nova habilidade.

 

Competência Consciente – CC

“A pessoas sabe que sabe”

Aqui a pessoa sabe que sabe conscientemente, ela aprendeu sobre a habilidade que necessitava e toda a parte consciente volta-se para a execução da atividade. O conhecimento não requer tanto esforço e se torna mais espontâneo.

fases-do-aprendizado

Em nosso exemplo, nessa fase a pessoa conquista a habilidade em dirigir e isso já não é um esforço tremendo de sua parte, as coisas começam a fluir!

 

Competência Inconsciente – CC

“A pessoa não sabe que sabe”

Nesse estágio a pessoa não sabe que sabe, a habilidade agora roda no inconsciente e de forma automática, ela se torna um hábito. Nesse estágio as coisas acontecem de maneira tranquila e normal, gerando maior prazer.

Em nosso exemplo, nesse estágio a pessoa dirige com tanta naturalidade e fluidez que ela nem nota como ela troca de marcha, liga a sinalização e desvia de obstáculos, você é capaz de ouvir rádio e observar a paisagem enquanto dirige.

fases-do-aprendizado na PNL

 

Como se tornar um eterno aprendiz e não perder oportunidades

Existem vários motivos pelo qual pessoas perdem oportunidade na vida, mas algumas delas estão relacionadas como ela entende e gerencie seu nível de aprendizado.

A pessoa se comportado como se já soubesse de tudo, mesmo já possuindo conhecimento, é preciso ter cuidado para não generalizar todo o aprendizado, existem várias áreas onde você pode se desenvolver.

Mesmo em determinada área, quando a pessoa possui conhecimento e habilidade, ela assume a posição de uma pessoa arrogante, “que já sabe que tudo que deveria saber”. O problema é que nessa área não estamos disponíveis para aprender, deslumbrar novos e melhore caminhos.

“Reconheça que você sabe tudo e que tem muito a aprender”

Outro problema corrente é justamente ao contrário do arrogante que possui excesso de confiança, é aquela pessoa que ao ver algo novo já pensa “nunca vou aprender isso” ou “isso é muito complicado para mim”, essa posição bloqueia todo o aprendizado que poderia ocorrer e com ele novos caminhos que você poderia ter na vida.

Uma dica para se tornar um aprendiz excelente é encontrar alguém com que possamos modelar, um mestre no assunto que você deseja ser, que possa te repassar seu conhecimento e estratégias, isso facilita nosso aprendizado e o esforço necessário para chegar ao mesmo ponto de destino.

 

Os 4 estágios aprendizagem na prática

Provavelmente, você e outras pessoas, antes de ler esse artigo, não sabia que esses estágios existiam, você estava no estágio de Incompetência Inconsciente. Ao começarem a ler sobre eles, você passou ao estágio de Incompetência Consciente, tomaram conhecimento da existência do assunto, mas ainda não sabiam como funcionava.

Ao entender como cada estágio acontece você passou para o estágio de Competência Consciente, e caso você reforce esse conhecimento com a prática, várias vezes, você chegará ao próximo estágio, a Competência Inconsciente, onde esse conhecimento estará no automático.

Existe uma forma de acelerar a aprendizagem em determinada habilidade que é muita valiosa, seria encontrar alguém com que possamos aprender e modelar, alguém que nos possa ensinar e assumir que será o nosso professor ou modelador numa determinada área. Isso fará que você diminua muito o tempo necessário para aprender qualquer habilidade, aprender sozinho exige várias tentativas, TOTS, um mestre nesse assunto permite que identifiquemos as melhores oportunidades de aprendizado com maior facilidade e que também conseguimos identificar os nossos próprios erros de uma visão externa, recomendo que você leia o artigo Crie Seu Mastermind à prova de falhas tenho certeza que ideias para agilizar seu desenvolvimento vão surgir!

 

 

Se você deseja ser um aprendiz e quer aprender a reprogramar sua mente para o sucesso, ter mais motivação e confiança, tenho um convite para você… Entre para o “Desafio Passos de Gigante”.

Nesse programa em áudio você vai receber episódios diários do desafio contendo um aprendizado e uma ação rápida, isso fará você evoluir dia após dia em direção aos seus sonhos!
blog desafio passos de gigante

 

 

Sistema Ativador Reticular
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.