Você tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo? A lista de tarefas acumuladas está tão grande que você tem a sensação de que simplesmente nunca vai conseguir resolver tudo?
Aprenda como utilizar uma técnica simples de produtividade que vai aumentar seu foco e te ajudar nesses problemas.
Esse artigo tem como objetivo ajudar no suporte do Desafio Pomodoro do nosso grupo Desafio Heroico, junte-se!
Manter o foco durante as atividades é um grande desafio para a maioria das pessoas, existem muitas tarefas a serem feitas, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Talvez você já viveu certo momento da vida, onde você estava fazendo um monte de tarefas ao mesmo tempo, tentando ser o máximo produtivo, a cada nova tarefa que aparecia, você assumia ela e executava com seu melhor esforço, mas normalmente aparece outra tarefa mais urgente, você começa executar ela do modo mais rápido possível… E assim se criar aquele ciclo de confusão!
Com essa grande confusão no final nada terminava bem feito, e pior, demorava muito mais que você esperava. No final do dia você estava exausto e com a sensação de que ainda faltava muita coisa a ser feita. Aquela sensação que você poderia ter tido um rendimento muito melhor…
Hoje com nossa rotina muitas vezes “cheia de coisas a fazer”, onde você tem que gerenciar muitos aspectos ao mesmo tempo, como manter uma boa performance no emprego, dar atenção devida a sua família e ainda por cima você tem que manter um estilo de vida saudável que não o leve ao esgotamento em poucos meses.
O pior de tudo é terminar o dia, se sentindo culpado por não ter conseguido produzir tudo que queria ter produzido, e ter esse sentimento multiplicado ao longo dos dias.
Então a mesma pergunta surge na cabeça de muitos, como ser mais produtivo? Como conseguir eliminar a falta de foco?
É exatamente nesse sentido que criei o infográfico abaixo, que vai te ajudar a aumentar a sua efetividade, seu foco e seus resultados.
A etapa do “fazer” é sempre a crítica em qualquer método de produtividade, porque mesmo que você planejar o dia produtivo perfeito, se você falhar nesse ponto de execução… Tudo vai por água abaixo!
O infográfico “O guia completo da Técnica do Pomodoro” foi criado para ajudar você a se concentrar para fazer qualquer tarefa, mas principalmente aqueles que vão mover a META que realmente importa para um próximo nível. (desperte)
Você já ouviu falar dessa técnica? Ela foi criada pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 e pode ser usada para fazer com que você consiga manter o foco e executa muito mais em menos tempo. Ela tem esse nome porque quando o criou, Cirillo utilizava um temporizador (daqueles de cozinha) que tinha o formato de um tomate (que é pomodoro em italiano).
Pomodoro – A Solução Definifiva!?
Ela não é uma pílula mágica! Eu não acredito nisso!
Mas posso te garantir que se coloca em prática, pode mudar totalmente seu negócio, porque você vai começar a fazer muito mais em menos tempo, isso é ser produtivo!
Essa técnica baseada em “blocos de tempo”, dedicando um período específico para cada atividade, seguido de uma pausa rápida. Dessa forma, você consegue se manter totalmente focado durante o prazo proposto e executar ainda melhor suas funções.
Esses períodos de tempo, de 25 minutos, são chamados “pomodoros”, durante esse pomodoro você deve fazer a tarefa sem interrupções. Na hora da execução essa divisão por blocos de tempo ajuda você a manter foco total, mas não chega a levar você a um ponto de estresse, porque ele possui pausas adequadas e que te mantém produtivo.
Ao finalizar cada pomodoro de 25 minutos, você deve fazer uma pausa de 5 minutos.
Para os mais curiosos e lógicos, isso não foi inventado do nada, existe uma ciência comprovada por trás desse processo, se você quiser saber consulte esse livro, que explica toda a ciência por trás desse método. Mas garanto, você não precisa saber como funciona para usar essa técnica, basta seguir o infográfico abaixo e aproveitar os benefícios!
O que você vai precisar?
Uma das coisas que eu mais gosto da Técnica do Pomodoro é que ela é muito simples e fácil de ser aplicada.
Você vai perceber que as coisas simples são as coisas que vamos focar nesse site, como um grande mestre já dizia…
“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” Leonardo da Vinci
Antes de começarmos a colocar a mão na massa! Um conceito rápido para você se localizar nos próximos dias.
O que é gerenciamento de tempo e qual a relação com você mais produtivo?
Gerenciamento de tempo é o ato de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas, especialmente para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.
Existem várias formas de fazer isso! Aqui você não vai encontrar fórmulas complicadas de gerenciamento de tempo, como por exemplo, CONTROLAR todo o seu dia, horário por horário para ser mais produtivo. Além de ser muito mais complicado fazer uma “agenda fechada” com tarefas e compromissos, isso é realmente desanimador ao longo dos dias… Vi isso acontecer muitas vezes, fazendo muitas pessoas desistirem de serem mais produtivo.
Existe uma maneira antiga que não acredito nem de perto ser a melhor! É possível transformar sua produtividade usando técnicas simples, porém efetivas… Como Pomodoro!
Nela focamos nas tarefas que importam e na quantidade de tempo que importa! Ganhamos progresso e velocidade a cada nova execução!
Para começar, basta ter em mãos:
– Um cronômetro
– Uma folha de papel ou caderno de anotações
– Caneta
Ou se preferir, você também pode contar com a ajuda do Pomodoro App, que faz tudo por você!
5 passos para colocar em prática a técnica pomodoro
Passo 1 – Criar a lista de tarefas do dia
Comece com uma lista de tarefas a serem executadas ao longo do dia, coloque tudo o que você deseja realizar hoje, seja ousada, mas realista. Estime em quanto tempo cada tarefa deve ser executada, preferencialmente use os blocos de 25 minutos para estimar essas tarefas.
Para criar essa lista, tanto faz se você usar papel e caneta (que é o que recomendo, simples e funciona) ou algum aplicativo de celular, em uma planilha do office, você pode escolher a que melhor se adapta a você e seus dia a dia.
Passo 2 – Prepare seu alarme
Comece pela primeira tarefa, programe seu alarme para 25 minutos (um bloco de tempo “pomodoro”) e comece a trabalhar nessa tarefa de forma totalmente focada sem deixar nada te distrair.
Se você está usando um pomodoro ou alarme físico, posicione ele de modo que você consiga ver claramente o tempo restante.
Se você não timer pomodoro físico, não tem problema, você pode baixar um app ou usar tomato-timer.com.
Passo 3 – Executar as tarefas
Comece pela primeira tarefa, programe seu alarme para 25 minutos (um bloco de tempo “pomodoro”) e comece a trabalhar nessa tarefa de forma totalmente focada sem deixar nada te distrair.
Passo 4 – Faça uma pausa de 5 minutos
Seu pomodoro vai soar o alarme, isso quer dizer que seu bloco de tempo acabou. Você terminou a execução de 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos, mesmo que você esteja no meio de uma tarefa.
Essas pausas são parte fundamental dessa técnica, isso mantêm seu nível de energia e motivação altos para continuar.
Segundo Cirillo, criador do método.
“O tempo de parada de 3 a 5 minutos fornece a você o tempo que você precisa para se desconectar do seu trabalho”
Marque um “X” ao lado da tarefa e faça essa pausa, esse “X” vai representar um pomodoro. Caso você não tenha terminado toda a tarefa em um pomodoro, retorne a ela no próximo pomodoro. Depois que você terminar a tarefa é só riscá-la da lista.
Comemore mais um passo dado rumo ao seu objetivo!
Passo 5 – Após 4 pomodoros, faça uma pausa longa…
Depois de cada pomodoro, ponha um “X’ de cada tarefa completa.
Uma vez que você completou 4 tempos de 25 minutos, faça uma pausa longa de 30 minutos e recupere as suas energias!
Porque 25 minutos?
Você acha pouco 25 focados em uma tarefa? Você tem dúvidas se isso realmente adianta?
E a resposta é sim!
Na verdade o bloco de tempo ser somente 25 minutos facilita as coisas. Muitas pessoas não conseguem nem pensar em ficar focados em uma única tarefa por uma hora inteira, você pode desanimar antes mesmo de começar, e pior já criar uma mentalidade de fracasso, antes mesmo de começar.
25 minutos focados rendem muito mais que rende muito mais que 1 (hora) desfocado, um trabalho realizado com preguiça. Muitas vezes 25 concentrados superam facilmente várias horas sem dedicação, só esperando o tempo de estudo acabar.
Tarefas pequenas
Caso seja uma tarefa rápida, você pode agrupá-la com várias outras tarefas que também não ocupam muito tempo e transformar em um único pomodoro. Um pomodoro deve ter impreterivelmente 25 minutos, nem mais, nem menos. Se você terminar a tarefa antes, revise-a até o fim do pomodoro;
Este post tem 2 comentários
Patrícia Ubert
14 jul 2020Muito interessante…As vezes as distrações mentais nos atrapalham muito! Durante a pandemia em que a maioria precisou trabalhar em casa é de grande valia. Só precisamos ter cuidado para não associar a técnica pomodoro, criada por Francesco Cirillo , com pizza, macarronada etc.
Rodrigo
14 jul 2020Sim! Que ótimo que gostou!
Estou criando um grupo para podermos colocar em prática juntos, discutirmos dicas, dificuldades e formas de ser mais produtivos!
Novidades em https://www.desafioheroico.com.br/ 😉