LOADING

Os pilares da PNL – As bases para um desenvolvimento sólido

Os pilares da PNL – As bases para um desenvolvimento sólido

by Rodrigo março 19, 2017
Pilares da PNL

As bases de toda construção é a peça fundamental que sustenta tudo que nela é construído. Você assim como eu deve saber que para construir uma grande construção, precisa ter pilares fortes, bem construídos, fortes, que vão sustentar tudo o que desejamos construir.

Isso também acontece com todos nós, para construir uma vida cheia de conquistas, sucesso pessoal, alegrias e experienciais excepcionais, precisamos primeiro focar em nossos pilares!

Na PNL não é diferente! Conheça agora os principais Pilares da PNL e como eles funcionam:

Principais Pilares da PNL

 

Primeiro pilar da PNL – Você

Tudo parte de você e você é a principal pessoa que vai se beneficiar dos resultados com o PNL. Você envolve seu estado emocional ou nível de habilidade. Lembre-se, você é o único responsável pelo seu sucesso.

 

Segundo pilar da PNL – Pressuposições

As Pressuposições ou os princípios da PNL, são as crenças e ideias consideradas certas, acima de tudo crenças que vão trazer resultados positivos para sua vida, em cima dessas crenças todas as ações serão executadas. As pressuposições são os princípios centrais da Programação Neurolinguística, você pode ler mais no artigo – Pressuposições, os Princípios centrais da Programação Neurolinguística.

 

Terceiro pilar da PNL – RAPPORT

Rapport é a harmonia, uma conexão e a empatia que você gera em um algum relacionamento, essa harmonia resultado no sentimento de confiança e segurança da outra pessoas, isso faz com que seja possivel a aceitação para mudanças de comportamentos, a melhora da comunicação e a resolução de problemas.

 

Quarto pilar da PNL – Resultado

Esse pilar foca no que exatamente você deseja alcançar. Para alcançar o que você quer, primeiro você precisa saber exatamente o que é. Foque no que você deseja e não naquilo que você não quer.

Resultado é aquilo que você deseja! A melhor forma de se solucionar um problema é definir um resultado.

Os 3 elementos básicos do Resultado são:

– Conhecer sua situação atual (onde você está agora)

– Conhecer sua situação desejada (onde você quer estar)

– Planejar sua estratégia (como chegar de um ponto até outro e fazer uma ponte para o futuro, utilizando os recursos que dispõe e criando novos recursos)

Ex: Você deseja como resultado ser uma pessoas com porte físico atraente. Você deve focar nisso é não no que você não quer, que é engordar.

Conhecer sua situação atual : Estou acima do peso, com dificuldade de fazer exercícios e tarefas comuns, como subir uma escada.

Conhecer sua situação desejada: Estar com boa saúde e porte físico preparado para correr uma maratona de 5KM.

Planejar sua estratégia: Criar um estrategia de alimentação e exercícios de corrida contínuos até a data da corrida daqui a 6 meses.

 

Quinto pilar da PNL – Flexibilidade

A flexibilidade trata exatamente da capacidade de ser maleável, de procurar novas rotas, novas opções, novos caminhos. A pessoa que tem várias escolhas e alternativas tem mais poder para agir! E mais chances de sucesso!

Se você tem poucas opções, pouca flexibilidade, acaba se comportando de maneira igual e produzindo resultados iguais, porém com muita flexibilidade, você tem mais escolhas, se comporta de  maneira diferente e produz resultados extraordinários.

 

Sexto pilar da PNL – ACUIDADE SENSORIAL

Segundo a programação neurolinguística tudo aquilo que nós sentimos, ouvimos, pensamos e experimentamos nos afeta de alguma maneira. Esses filtros formam a maneira como percebemos o mundo a nossa volta.

Use todos os seus sentidos: olhando, ouvindo e sentindo o que está acontecendo na verdade com você, somente assim você vai saber se está no caminho da sua meta e pode usar esse feedback para ajustar o que está fazendo se for necessário.

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO!Guia da PNL

 

 

 

O que é PNL?
Metáfora - O Barco a vapor
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.