LOADING

O que é PNL?

O que é PNL?

by Rodrigo março 22, 2017
o que é pnl 1080

PNL ou programação neuro linguística é pratica de compreender como as pessoas organizam seus pensamentos, sentimentos, linguagem e comportamento para reproduzir melhores resultados.

A PNL vai proporcionar a você, uma maneria de modelar a alta performance de pessoas com alto desempenho como grande lideres e pessoas de muito destaque na sua área de atuação, por isso ela é utilizada amplamente como ferramenta de desenvolvimento pessoal e para o sucesso nos negócios, gosto de pensar como uma arte da Excelência Humana.

O que você precisa ter em mente é que com a PNL você consegue utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse!

 

Entendendo melhor suas bases

A parte “Neuro” da “programação neuro linguística” reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação, você compreende o mundo através dos cinco sentidos. Cada indivíduo estabelece seu próprio sistema de filtragem único, para processar as milhares de informações que são absorvidas através de nossos sentidos a todo momento.

A parte “Linguística” foca no significado pessoal à informação recebida do mundo exterior, essas mesmas informações que passaram por nosso sistema de filtragem explicado acima. Esse significado que damos forma nosso consciente.

A “Programação” é sobre a resposta comportamental que ocorre como um resultado de processos de filtragem neurológicas e do nosso mapa linguística.

 

Qual a Origem da PNL?

A PNL surgiu na Universidade da Califórnia (EUA) no início da década de 70, criada por Richard Bandler, matemático, Gestalt terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional.

PNL richard_bandler_and_john_grinder

 

Eles estavam interessados em pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época: Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson.

 

 

PNL Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson

O objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplica-los, e posteriormente ensiná-los, obtendo os mesmos resultados extraordinários. Assim seus criadores identificaram e organizaram suas descobertas em um conjunto de modelos, técnicas e princípios e deram o nome de Programação Neurolinguística (PNL):

Nos anos seguintes, Leslie Cameron-Bandler, Judith DeLozier, Robert Dilts e David Gordon dariam importantes contribuições para a PNL, que teve origem a partir do trabalho terapêutico, mas logo se percebeu que ela era um modelo revolucionário que poderia ser aplicado a várias outras áreas.

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO!Guia da PNL

 

 

 

HUGGS - Objetivos inacreditáveis de longo prazo
Os pilares da PNL - As bases para um desenvolvimento sólido
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.