LOADING

Níveis Neurológicos

Níveis Neurológicos

by Rodrigo setembro 17, 2017

Níveis Neurológicos (PNL) é uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e uma nova forma de encarar os problemas do dia a dia.  Ela foi criada por Robert Dilts (um dos grandes nomes da PNL) e Todd Epstein a partir dos estudos de aprendizagem de Gregory Bateson.

Esta ferramenta da PNL generaliza e pressupõem que nós atuamos em 6 níveis neurológicos, essas camadas que compõe o modo como vivemos.

Usar esse modelo de 6 níveis neurológicos te ajuda a compreender de uma forma clara e estruturada porque alguém se comporta de determinado modo.

NÍVEIS NEUROLÓGICOS na pratica

Os 6 níveis neurológicos

Seguindo a hierarquia destes níveis, partindo do mais baixo ao mais alto, temos: Ambiente, Comportamentos, Capacidades, Crenças, Identidade e Espiritual:

 

Espiritual (Missão e Visão)

Tudo aquilo que está além de nosso EU. Onde a pessoa está indo com a sua vida, as pessoas, as atividades e lugares que são fundamentais para a visão da sua vida, talvez, como ela pretende fazer para o mundo.

Responde à pergunta QUEM MAIS?

 

Identidade

A autoestima dela, o senso do EU, a forma como se identifica e como ela interpreta os eventos em termos da sua própria autoestima.

Responde à pergunta QUEM?

 

Crenças e Valores

Se ela acredita que algo é possível ou impossível, se acredita que é necessário ou desnecessário.  As pessoas fazem determinadas coisas porque acreditam (crença) em alguns princípios.

Responde à pergunta POR QUÊ?

 

Capacidade e Habilidades

São as capacidades e habilidades aprendidas para lidar apropriadamente com um tema. Também está relacionado com as estratégias utilizadas pelas pessoas de acordo com suas habilidades (inerentes ou adquiridas).

Responde à pergunta COMO?

 

Comportamento

São as ações que a pessoa pode executar em um determinado ambiente.

Responde à pergunta O QUE?

 

Ambiente

As pessoas e os lugares com os quais ela está interagindo, fisicamente onde a pessoa atua.

Responde às perguntas QUANDO? e ONDE?

 

Por que usar os níveis neurológicos ?

Essa é uma ferramenta que fornece uma forma estruturada de entender o que está acontecendo em qualquer sistema, inclusive nos seus relacionamentos, também é uma ótima forma de fazer uma autoanálise de uma “situação problema”.

Usando essa ferramenta dos níveis neurológicos é possível reconhecer em que nível está ocorrendo um problema e atuar diretamente nele, por exemplo uma alteração no ambiente pode interferir no mais alto nível lógico que é o da nossa espiritualidade,  mas se nossa mudança ocorrer diretamente em um nível superior, como o Espiritual ou o da Identidade, invariavelmente causará mudanças nos níveis abaixo.

Como exemplo da imagem abaixo, mudamos o conceito que temos acerca de nós mesmos imediatamente teremos novas crenças, novos comportamentos e capacidades que nos farão rever os ambientes nos quais nos envolvemos.

Aplicando os níveis neurológicos

Imagine este exemplo:  Seu objetivo é estudar para uma prova importante….

Se sua mesa de trabalho e estudos está uma bagunça (ambiente) e isto limita as suas ações (comportamentos) interfere em seu desempenho de estudos (capacidades), fazendo você acreditar que não pode ou não consegue fazer algumas das tarefas mais importantes relacionados aos estudos (crenças), o que pode interferir sobre o que você pensa de si mesmo quando diz a respeito de ser estudioso (identidade), prejudicando o seu relacionamento com os outros nesse cenário (espiritualidade).

Neste exemplo percebemos que se limparmos o ambiente de estudo, isto pode potencializar as nossas capacidades, fazendo com que tenhamos novos comportamentos e pode mesmo interferir em nossas crenças sobre nossa identidade como “estudante”, potencializando a nossa missão de vida.

 

Programando mudanças nos níveis neurológicos

Com base nisso, pare um pouco e reflita sobre uma determinada atividade:

Onde estão os ambientes que você frequenta? (ambiente)

O que você faz nestes ambientes? (comportamentos)

Como você faz? (capacidades)

Por que você faz? (crenças e valores)

Quem é você? (identidade)

Quem mais isto afeta? (visão/missão/espiritualidade)

 

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO.Guia da PNL

 

 

Sistema Ativador Reticular
PNL Clínica
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.