LOADING

Modelo de Comunicação da PNL

Modelo de Comunicação da PNL

by Rodrigo julho 25, 2017
tumb modelo de comunicacao da PNL

O modelo de comunicação da PNL é a teoria sobre como você compreende o mundo a sua volta e como você gera seus comportamentos a partir dessa compreensão.

Esse modelo é uma das bases da PNL e muito importante para que todo o resto do conhecimento sobre PNL ganhe forma!

Nós experimentamos o mundo e seus eventos através dos nossos cinco sentidos:

  • Visual – Visão
  • Auditivo – Som
  • Cinestésica – Toque
  • Olfativa – Cheiro
  • Gustativa – Sabores

Esses 5 sentidos fazem parte do Modelo de Comunicação da PNL.

Enquanto sua mente inconsciente é capaz de absorver e armazenar tudo o que está acontecendo ao nosso redor, um valor estimado seria 2.000.000 bits por segundo de informação, a parte consciente só pode lidar com cerca de 7 ± 2 “pedaços”, ou cerca de 126 bits por segundo ( Veja o estudo do Professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi).

Para podermos ter uma experiência consciente do mundo, o que chamamos de “representação interna” em PNL, a nossa mente inconsciente tem a “filtrar” os 2.000.000 bits de informação para 126 bits que são gerenciais e nos impedem de ficar loucos!

O que acontece com toda essa outra informação? Ela chega diretamente a você?

modelo comunicacao pnl

 

Filtros no  Modelo de Comunicação

Todos nos temos filtros instalados em nosso “sistema mental”, essas informações passam por processos de eliminação, sinta o peso das suas pernas, preste atenção nisso… Até um momento atrás você não tinha esse sentimento em foco, ele foi eliminado por era desnecessário nesse momento.

As informações passam também pelo processo de distorção, você distorce eventos e coisas para que ele se adequem ao seu mundo, por exemplo, em um jogo de futebol, a mesmo jogada que gera uma falta grave, é interpretada e forma distorcida por cada time de maneira diferente.

A também o processo de generalização, fazemos isso o tempo todo, por exemplo, uma mulher que teve vários namorados com barda e todos eles em algum momento traíram ela, logo ela começa a generalizar que homens com barba representam o comportamento que gera a traição.

Lembrando, nossa mente filtra as informações de três maneiras:

  • Eliminações
  • Distorções
  • Generalizações

O que elimina, distorce e generaliza depende das suas crenças, linguagem, decisões, valores, memórias, meta programas.

 

Exemplo pratico dos filtros

Você já deve ter passado por uma situação, em que você e um amigo estavam fazendo algo ou observando alguma situação, algo ocorreu e cada pessoa compreendeu de uma maneira totalmente diferente?

Por exemplo, você vai ao cinema com seu parceiro ou um amigo, sentaram um ao lado do outro, viram o mesmo filme…

Enquanto você achou o filme ótimo, seu amigo não gostou!

OU mesmo ao contrario, ele achou muito bom e você detestou?

Como isso pode acontecer se o filme era o mesmo?

É muito simples!

Você e seu amigo ou parceiro, usaram os filtros que expliquei acima de forma diferente, você tiveram uma percepção diferente do filme, e por essa razão, cada um tem uma conclusão unica sobre esse filme.

O melhor dos filtros é quem controla e cria eles é você!

Pode pode modifica-los para a sua serventia!  Esses filtros foram criados pela sua convivência familiar, os ensinamentos que você recebeu da sua família e escola, nas suas crenças e nos valores da localidade que você viveu.

Se hoje esses filtros não trazem o resultado que você deseja, você é a única pessoa que pode mudá-los e você pode usar as ferramentas e técnicas da PNL para mudá-los rapidamente.

 

Representações internas

Você se lembra como é o interior de um carro novo?

A textura dos bancos? O brilho do pintura nova?

O cheiro único que um carro novo tem? A imagem que ele te passa?

Para recordar um evento, a sua mente usa figuras, sons, sensações, gostos, cheiros e palavras.

Essas percepções do seu ‘mundo externo’ são chamadas de representações internas e são resultado dos seus filtros. Essas representações internas não são verdade nem mentira, as suas recordações do carro novo são o que você considera real.

 

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO.Guia da PNL

 

PNL Clínica
Descubra quais as formações em PNL e seus níveis
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.