LOADING

Descubra quais as formações em PNL e seus níveis

Descubra quais as formações em PNL e seus níveis

by Rodrigo julho 20, 2017
formações PNL

Você sabe quais são as formações possíveis em PNL? Sabe o que você pode aprender em cada um delas e como isso pode te desenvolver?

Então continue lendo esse artigo!

Cada formação hoje pode oferecer um conjunto diferente de aprendizados e técnicas, isso depende da instituição que está representando o curso, mas mesmo assim é possivel descrever um quadro geral de aprendizados.

Algo que é fixo (de certa maneira) e possui níveis bem definidos e aceitos pela comunidade de PNL são as 4 níveis de formações existentes hoje.

 

Practitioner em PNL

Essa formação é oferecida em uma série de formatos e durações normalmente à partir de 7 a 20 dias e vai cobrir habilidades e técnicas essenciais em PNL.

Em alguns casos, a formação de Practitioner de PNL pode vir mais completa, com outras técnicas como a hipnose e Time Line Therapy.

A formação em Practitioner é uma experiência intensa e vai te ajudar a conhecer e praticar ferramentas para ter mais controle sobre a sua vida, além de poder ser também um agente de mudança positiva na vida de outras pessoas.

De forma geral você vai aprender a lidar com:

  • Gerar novos comportamentos
  • Estabelecer rapport e empatia
  • Lidar com limitações e medos
  • Usar a linguagem para perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa
  • Negociar e resolver conflitos.

 

 

Master Practitioner em PNL

Esta formação é o segundo nível de conhecimento da PNL,  ele se baseia no conhecimento adquirido no Practitioner e também adiciona novas áreas significativas como:

  • Crenças
  • Valores
  • Identidade
  • Meta programas
  • Modelagem
  • Linguagem
  • Técnicas avançadas.
Nessa formação de PNL,  todos os conceitos da PNL são abordados de maneira mais profunda, possibilitando uma maior compreensão da mente humana e suas motivações, ampliando e aprimorando o entendimento e a utilização das ferramentas apresentadas na formação Practitioner.

 

Alguns cursos de formação na Europa incluem projetos de modelagem, esses projetos devem ser focados na modelagem de experiência real,  só assim você vai aprender o poder real de excelência da modelagem.

Requisitos prévios

Possuir uma certificação em Practitioner em PNL.

 

 

Trainer em PNL 

Se você quer ir ainda mais longe, esse é o nível certo para você! Essa formação vai preparar você com as habilidades que você precisa para ser capaz de demonstrar técnicas de PNL e ensinar outras pessoas a PNL.

Esse curso também é focado sobre como estruturar seus cursos e habilidades de apresentação, como  ensinar as habilidades fundamentais e avançadas para fazer apresentações a grupos.

Essas habilidades aprendidas podem ser extremamente benéficas a você e aplicáveis em uma ampla variedade de contextos, como para apresentadores, professores ou consultores.

Assim, o Trainer em PNL é o profissional que está habilitado a ministrar uma formação em PNL e a assinar o certificado de Practitioner e Master Practitioner em PNL.

Requisitos prévios

Possuir uma certificação em Practitioner em PNL e Master Practitioner em PNL.

 

Master Trainer

Esse é o ultimo nível de formação que você pode chegar e poucas pessoas possuem esse nível.

Apenas um Master Trainer em PNL pode formar outros Trainers e emitir um certificado de Trainer em PNL.

 

Formação On-line de PNL

Atualmente é possivel também fazer uma formação on-line de PNL, mesmo não fornecendo certificado “formal”, essas formações vão te habilitar de maneira profissional a usar a PNL na sua vida e das pessoas ao seu redor,  fazendo com que você aprenda as bases necessárias da PNL e também várias técnicas poderosas para você usar em diversas situações.

Eu faço parte e recomendo o Manual de PNL dos Hille, que é um curso on-line com muito conteúdo disponível explicando passo por passo como usar a PNL para transformar sua vida, além da recomendação de dezenas de alunos satisfeitos. O melhor é que essa é uma opção econômica se comparado a uma formação de Practitioner tradicional que custa cerca de R$ 5000. Você pode clicar aqui e ver alguns depoimentos.

 

Prática SEMPRE

O ser humano aprende mais e melhor por prática e repetição.

Richard Bandler e Grinder já falavam repetidamente em seus livros extraídos dos seminários, como em Sapos em Principes.

 

PNL SE APRENDE COM PRÁTICA!

O próprio nome “Practitioner”  indica que o curso deve ser totalmente prático e vivencial, em que instrutores demonstram cada método, técnica e habilidade da PNL e tudo isso tem que ser colocado em prática por meio de exercícios supervisionados.

O indicado é que os exercícios sejam precedidos por explanações teóricas a fim de facilitar a construção do conhecimento.

Mas a prática não deve faltar NUNCA DEVE FALTAR (Sim! Estou usando uma generalização de linguagem!)

Na minha opinião, temos que lembrar que Bandler e Grinder sempre defenderam a prática das técnicas e pressupostos acima de tudo!  De nada adianta você ser um Master em PNL se não pratica isso na sua vida, no seu dia a dia…

 

Quer aprender inda mais sobre PNL? Acesso nosso GUIA COMPLETO.Guia da PNL

 

 

 

 

Fontes e referências

https://anlp.org/nlp-qualifications-structure 

https://nlp-now.co.uk/nlp-certification-standards 

http://www.infiniteexcellence.com/information/resources/nlp-training-levels.html

 

Modelo de Comunicação da PNL
Crie Seu Mastermind à prova de falhas
Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.