LOADING

Exercício de Pressupostos da PNL

Exercício de Pressupostos da PNL

by Rodrigo junho 17, 2017
Pressupostos da PNL

Todos nós temos algum problema, mesmo que pequeno ou ENORME que gostaríamos de solucionar não é mesmo?

Hoje você vai aprender um exercício que usa como base os pressupostos da PNL para solucionar seus problemas passo por passo!

Infográfico Exercício de Pressupostos da PNL

Siga os passos do infográfico sem complicação e dissolva seu problema em alguns minutos!

 

Infográfico pressupostos PNL 600

 

Exercício Pressupostos da PNL explicado passo a passo

 

1 – Escolha uma situação problema.

Ex: Pode ser alguma situação que esta provocando um desconforto no seu relacionamento.

2 – Fora do circulo dos pressupostos, crie em sua mente a situação desejável para resolver esse problema, construa essa imagem de forma clara, onde você consegue ver, ouvir, sentir intensamente a situação desejada.

3 – Agora use algum objeto para determinar o espaço para a situação problema. Recomendo que você use recorte de no formato de circulo no chão.

4 – Agora escolha mais cinco espaços para representar os pressupostos da PNL, conforme mostra o infográfico.

5 – Vá até o centro do circulo, ficando sobre a situação problema e o contexto no qual ela ocorreu, vendo, ouvindo e sentindo o que ocorreu.

6 – Caminhe em cada um dos espaços de pressupostos, percebendo inteiramente a situação através dos filtros de cada pressuposição, vendo, ouvindo e sentindo o que ocorreu.

Observação: A Ecologia deve ser por último.

Mapa não é território:
Perceba como você está representando a situação. Experimente mudar essa representação, vendo, ouvindo e sentindo, modificando a situação, a pessoa.

Confiança da Competência:
As pessoas têm todos os recursos que necessitam para lidar com as situações. Experimente a situação confiando na competência da pessoa, acreditando nos seus recursos internos.

Flexibilidade:
Busque três outras formas diferentes para lidar com a situação, pois variando comportamentos e ações pode-se alcançar melhores resultados. Experimente cada situação intensamente vendo, ouvindo e sentindo.

Intenção Positiva:
Todo comportamento tem uma intenção positiva para quem o pratica. Identifique a intenção positiva do outro, separe o comportamento dessa intenção e fique com a intenção.

Ecologia:
Verifique a ecologia interna, entrando em contato com todas as partes integrantes do seu ser. Perceba se estão apoiando essas mudanças, se estão congruentes com a sua nova percepção da situação.

 

7 – Após acessar todos os pressupostos vá para o espaço da situação problema acrescentando todos os recursos que você conseguiu após caminhar por todos os pressupostos.

8- Faça um teste de  “Ecologia externa”,  perceba como essas mudanças ficam em relação às outras pessoas, vai afetar elas de alguma forma que você não deseje.

9 – Ao final, faça a ponte para o futuro e perceba se houve mudanças internas em relação à situação.

Você pode se perguntar… “Como seria se a pessoa entrasse nesse espaço/sala nesse momento?”

 

Parabéns se você concluio todos os passos! Você concluiu a técnica e já está mais preparado e com mais opções de comportamento para quando o próximo problema relacionado acontecer em sua vida.

Quando chegar a hora, sua flexibilidade e compreensão sobre a intensão positiva da pessoa vão te fornecer recursos para você lidar com maestria!

 

Se você gostou desse material e quer aprender muito mais sobre PNL, quer aprender a reprogramar sua mente para o sucesso, ter mais motivação e confiança, tenho um convite para você… Entre para o “Desafio Passos de Gigante”.

Nesse programa em áudio você vai receber episódios diários do desafio contendo um aprendizado e uma ação rápida, isso fará você evoluir dia após dia em direção aos seus sonhos!blog desafio passos de gigante

 

 

Social Shares
Rodrigo

Especialista em PNL (Programação neurolinguística), pesquisador de métodos de empoderamento humano, criador do projeto Crie Seu Destino e do Podcast Passos de Gigante, no qual fornece passos práticos para que você transforme a sua vida.